Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Hospital pode ter apoio mensal de R$ 300 mil



Mesmo com 20 dias de intervenção no Hospital Santo Inácio, por meio de decreto da administração municipal de Juazeiro, poucos serviços foram ampliados. A expectativa do interventor, o sub-secretário de Saúde, Micaelce Santana, é que sejam investidos mensalmente cerca de R$ 300 mil. Dentro de 180 dias, ele afirma que serão implantados serviços na área de neurocirurgia, somente realizado atualmente em Barbalha. O Diário do Nordeste divulgou notícia sobre a intervenção no Hospital, em que o secretário de Saúde destacava a humanização da saúde em Juazeiro, que tem convivido com inúmeros problemas nessa área.

Segundo o interventor, diversos problemas existentes no hospital estão sendo levantados. Ele prevê que somente em médio prazo é que poderá perceber os investimentos e haver ampliação nos atendimentos como se pretende.

Santana ressalta, ainda, que a relação com os proprietários do hospital estão se resolvendo, mas em nenhum momento a administração resolveu fazer a intervenção com o objetivo político e, sim, com a meta de prestar um serviço mais adequado à população.

Parte dos equipamentos do hospital são pertencentes à Faculdade de Medicina de Juazeiro, que firmou contrato com a casa de saúde para desenvolver atividades médico-científicas. Alguns desses equipamentos essenciais, segundo ele, estão com defeito. “Dos cinco respiradores artificiais hoje existentes na UTI, quatro estão sem funcionar”, diz o sub-secretário, ao destacar que a intenção do município, ao assumir o Santo Inácio, foi poder oferecer principalmente serviços nas áreas de urgência e emergência, as mais demandadas.

Alguns serviços nesse sentido estão sendo realizados, conforme o interventor, por conta dos materiais que estão passando por recuperação. “Queremos chegar a nossa capacidade total de atendimento”, diz ele. O Santo Inácio conta com 130 leitos. Cirurgias de média complexidade já estão sendo realizadas na unidade.

A intervenção no Santo Inácio foi temporária, por 12 meses, prorrogável por igual período. Um dos pontos principais foram os serviços deficitários na área da saúde realizados atualmente no município, com cerca de 250 mil habitantes. Recentemente, o Hospital de Fraturas solicitou descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Micaelce Santana, os serviços na área de Traumatologia e Ortopedia serão também oferecidos pelo Hospital.

A unidade é a única na região que realiza trabalho de referência na área de Infectologia, com atendimento aos pacientes portadores do vírus HIV. Além disso, o interventor afirma que está desenvolvendo projeto de reclassificação da UTI do Santo Inácio. A finalidade é reclassificar de nível I para nível II. Ele destaca os serviços da unidade no hospital por estar no mesmo nível da Capital. “A nossa maior dificuldade diz respeito aos equipamentos que precisam passar por melhorias”, enfatiza.

O Santo Inácio pertence a uma Sociedade Civil Médico-Cirúrgica. No início da intervenção, o grupo chegou a apresentar uma resistência, por não ter tido conhecimento de que haveria a medida.

Atraso de salários
Várias dificuldades vinham sendo verificadas no Santo Inácio. Entre elas, o pagamento dos funcionários há um mês em atraso e médicos plantonistas e cirurgiões, com mais de quatro meses sem receberem seus salários. A direção do hospital relutou em reconhecer à situação, mesmo admitindo o atraso nos salários dos profissionais. Várias reuniões já haviam sido realizadas com a Prefeitura, no sentido de negociar uma alternativa para viabilizar o funcionamento efetivo.

O convênio firmado com a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte estava deficitário para o desenvolvimento da capacidade operacional científica. O curso chegou a perder pontos no Ministério da Educação devido o problema.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

SERVIÇOS
"Dentro de 180 dias, a nossa intenção é oferecer serviços na área de neurocirurgia para a população".
Micaelce Santana
Interventor do Hospital

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Rua José Marrocos, S/N, bairro Santa Tereza
(88) 3512.3396

Texto e imagens
Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário: