Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Homenagem a Patativa do Assaré



Antes da festa pelos 165 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista, Juazeiro do Norte renderá homenagens ao poeta popular Patativa do Assaré. Uma programação conjunta está sendo elaborada pelas secretarias de Turismo, Cultura e Educação. O primeiro encontro foi na manhã desta segunda-feira (16) no Memorial Padre Cícero, ficando acertado que os eventos serão realizados no período de 1 a 3 de março. No dia 5 de março, data dos 100 anos do poeta, as atenções estarão voltadas pa ra o município de Assaré.

"Patativa do Assaré Sorbone" é o tema da programação prevista para começar às 20 horas do dia 1º de março do auditório do Memorial. Segundo o Secretário de Turismo, José Carlos dos Santos, a intenção é fazer uma mesa-redonda com o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens, os professores Gilmar de Carvalho e Flávio Queiroz e o cineasta Rosemberg Cariri. A mesa seria presidida pelo prefeito Manoel Santana e teria como mediadora a Secretaria de Cultura, Glória Tavares, que participou da reunião.

RECITAIS - A participação da Secretaria de Educação entra no dia 2 de março com a realização de um recital de poesias envolvendo 10 alunos do Ensino Fundamental com direito à premiação. Segundo a professora Socorro Martins, que representou o titular da pasta, os poemas seriam escolhidos pela comissão organizadora da festa. O esboço da programação prevê para o dia 3 de março a noite Patativa Feminino já antecipando as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, que acontece cinco dias depois.

Alguns poemas feitos por Patativa em homenagem à mulher serão recitados encerrando a programação. Outros detalhes ainda estão sendo definidos, inclusive, a possibilidade da promoção de eventos entre o Cariri Shopping Center e o Memorial Padre Cícero. Um deles deve ser a exibição em telão do poeta Patativa do Assaré prestando uma homenagem por meio do poema que fez numa espécie de saudação ao Juazeiro.

Nenhum comentário: