Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 14 de março de 2009

Juazeiro presta homenagem a José Bezerra de Menezes





O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, entregou a Medalha de Honra ao Mérito do município ao patriarca da família Bezerra, Sr. José Bezerra de Menezes “in memorian”, em solenidade ocorrida no Memorial Padre Cicero, na noite d eontem. Trata-se da maior comenda do município, instituída no ano de 1.967, com a finalidade de homenagear pessoas que se destacam ou se desatacaram em suas atividades, contribuindo para o engrandecimento da cidade.

Manoel Santana, em seu discurso, fez questão de enaltecer a figura do homenageado como empreendedor, considerando que em tempos de agruras por causa da estiagem, foi José Bezerra, uma das vozes que se levantaram para que o DNOCS, amenizasse as conseqüências de tão doloroso período. Santana citou ainda o Bicbanco, instituição financeira criada por José Bezerra, que chega agora aos 70 anos, como um dos instrumentos de progresso de Juazeiro do Norte, se confundindo com a própria história de vida do homenageado.

A comenda foi entregue nas mãos do ex-governador, Adauto Bezerra e os agradecimentos em nome da família foram feitos pelo seu irmão e ex-vice governador do estado do Ceará, Humberto Bezerra.

Na sua fala, Humberto Bezerra fez uma saudação especial a mesa e complementou: “Senhor prefeito Santana Neto, com a humildade que Deus nos deu, agradeço, em nome da família José Bezerra de Menezes está homenagem “in memorian” ao nosso pai, concedendo-lhe a medalha de Honra ao Mérito desta cidade que ele tanto amou, e a homenagem prestada ao Bicbanco, pela passagem dos seus 70 anos de fundação.
Faço-o também em nome de todos aqueles que, direta ou indiretamente tem contribuído para o êxito de suas tarefas. Ela reflete, sem duvida, o carinho de uma convivência salutar. O juazeirense nos ensinou a trabalhar, nos trabalhamos, o juazeirense nos ensinou a vencer, nós vencemos. Agradecemos a Deus por sua grande misericórdia e por tudo que fez, faz e fará por nossa família. Abraço comovido ao prefeito Santana pela iniciativa desta homenagem que cala fundo no coração de todos nós da família” finalizou.

Um comentário:

Daniel Walker disse...

Francisco Neri Filho me enviou endereçado a este blog o seguinte comentário:

Só por uma questão de fidelidade à História e sem desmerecer a figura do homenageado, na verdade um grande empreendedor, devo esclarecer a S.EXa., o prefeito Manoel Santana, que José Bezerra de Menezes não foi "o fundador do Banco do Juazeiro". Ele apenas aliou-se a um grupo de cidadãos, dentre os quais se encontravam: meu pai, Francisco Néri da Costa Morato, José Geraldo da Cruz, Antônio Gonçalves Pita, Dirceu Inácio de Figueiredo, Doroteu Sobreira da Cruz, Luciano Teófilo de Melo e outros (quiçá também seu avô, Manoel Raimundo de Santana, conhecido por Manoel Pires), que, sob a orientação de Dr. Plácido Aderaldo Castelo, Juiz Municipal (nomenclatura da época), resolveram criar uma cooperativa de crédito para fomentar seus negócios. Essa cooperativa, cuja fundação data de 1934, da qual meu pai foi o primeiro presidente, é que, mais tarde, transformou-se no Banco do Juazeiro S.A., cujo controle acionário, antes, passou pelas mãos de Luciano Teófilo de Melo e de Edmundo Morais, que foi quem o transferiu aos irmãos Bezerra. Vem daí a origem do portentoso BIC de hoje. Ao propósito, existe uma longa entrevista com o Sr. Edmundo Morais, colhida por mim e por Paulo Sobreira Bezerra para o Juá nº 4, de maio de 1997, gravada em fita cassete e publicada no citado periódico. Nela o Sr. Edmundo conta a história da origem da Coperativa e do Banco em questão. A entrevista completa , em 2 fitas, está nos arquivos da AFAJ, tendo-se remetido cópia para o antigo IPESC.

Fortaleza (CE), 31 de março de 2009
Francisco Néri Filho
1º Secretário da AFAJ.