Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Por um Cariri globalizado*



Por Luiz Domingos de Luna**

No sul do Estado do Ceará pontua uma região que desde os mais remotos tempos carrega em seus ombros todo um conjunto de “habitat humano” característico desde a consolidação da diocese do Crato, ao unificador Padre Cícero Romão Batista; há todo um manancial histórico, artístico, cultural, literário centrado numa verdadeira fonte de talentos que pulverizam o Brasil nas mais diversos estados.

Sempre esta região foi contemplada por pontos de unificação de sua história que é um modelo de vida para qualquer agrupamento humano. A chama de integração social deve ser uma constante para a preservação da identidade e da cultura peculiar ao povo careirense. O Ponto de coesão da estrutura social do cariri é um legado que deve ser renovado e repassado para as futuras gerações, para a continuidade do corpo vivo na história sul cearense, creio que com o advento da internet; a capilarização da unificação desta região é um imperativo para o momento, assim compreendo, que o fluxo normativo do pulsar existencial de todas as cidades que integram este eixo geográfico, poderia ter uma concentração mais uniforme e coesa, do contrário, poderemos dissipar pontos etnográficos que foram tão bem betumados, untados e unificados pela liga da religião, da cultura, da literatura, da história e finalmente pela própria arte do existir.

A Unificação da Mídia Caririense desde o seu eixo central ao pontos tracejados do espaço/tempo na região é uma necessidade para dar continuidade a este corpo vivo, integrado, inteiro a bailar na pisada do poder do estrago temporal da existência do agora para o feixe de luz que haveremos de deixar para as futuras gerações, pois, o alimento intelectual do fazer no momento, com certeza será o fabrico do tipo do mel que será consumido na história futura.

É dentro deste foco que entendo a necessidade de uma mídia, coesa, forte e integrada nas entranhas da própria história que levou dezenas de anos para a construção deste quadro epistemológico regional.

* Artigo publicado no Jornal do Cariri (janeiro/2009)
**Professor

2 comentários:

LIVRO DIGITAL - LUIZ DOMINGOS DE LUNA disse...

Gostaria de parabenizar a atitude brilhante, oportuna e eficaz por parte do Professor Carlos Rafael em fazer a repostagem do meu artigo /por um cariri globalizado no blog cariri agora/,
São gestos firmes como este, do notável professor que, podemos sonhar com um cariri onde a integração intelectual, literária, cultural, seja uma constante a compor a filarmônica da linda região no Cariri Cearense.
Muito grato
Ilustre Professor e intelectual Cratense - Carlos Rafael.
Muito obrigado !!
Ao tempo em que, de já, disponibilizo todos os meus trabalhos para, em ooportuno, após a sua devida apreciação e aprovação postagem no blog ou site que considere importante para a civilidade e humanismo oas olhos atentos e sedentos do mundo on line.

Luiz domingos de Luna
Procurar na web

Carlos Rafael Dias disse...

Prezado Luiz Domingos,

O agradecimento pela postagem do seu oportuno artigo é toda nossa, que fazemos o Blog Cariri Agora.

A propósito, o objetivo deste blog é fazer, em primeira instância, a defesa da integração da região do Cariri cearense visando, cada vez mais, o seu desenvolvimento em benefício da comunidade regional.

Suas colaborações serão sempre bem-vindas por aqui.

Grande abraço.

Obs.: Peço que me envie, via e-mail rafacrato@gmail.com, o seu e-mail para que possamos expedir convite para que, assi, você seja colaborador deste blogue e o próprio possa publicar suas opiniões, sugestões e críticas através dos seus pertinentes artigos.