Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um brasileiro mais próximo da causa de reabilitação do Padre Cícero


Por Renato Casimiro (via Blog do Juazeiro e através do Blog do Crato)

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto), foi nomeado pelo papa Bento XVI membro da Congregação para a Doutrina da Fé. “O ato do papa é uma deferência e demonstração de confiança e reconhecimento para com a Igreja no Brasil, com a CNBB e a Arquidiocese de Belo Horizonte”, disse dom Walmor, único brasileiro a integrar a Congregação.

Segundo o jornal O Estado de Minas, o comunicado oficial foi feito esta semana pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone. Trata-se de uma das congregações mais antigas, remontando aos tempos medievais (antigamente denominada Santa Inquisição ou Santo Ofício). Ela tem a tarefa de zelar pela Igreja, a verdade da fé e a fidelidade aos seus princípios. “Trabalha com o que a Igreja crê e ensina”, declarou o arcebispo ao jornal O Estado de Minas.
“As questões doutrinais dizem respeito ao ensino teológico e à proclamação zelosa da fé. Terei que estudar muito, pesquisar mais ainda para auxiliar o papa, dar pareceres e examinar as matérias que tratam de moral, fé e das relações com um mundo plural”, explicou dom Walmor, que ficará cinco anos no cargo. Na CNBB, ele preside há seis anos a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Entre a semana passada e esta semana, em razão das visitas “ad limina apostolorum” dos bispos nordestinos (Nordeste 2 e 1), a causa da reabilitação do Padre Cícero foi relembrada publicamente pelo arcebispo de Maceió, e provavelmente o será também por D. Fernando Panico e/ou por alguém mais da Regional Nordeste 1. Não seria estranho, em razão da expectativa de se colher da Cúria Romana uma posição sobre o andamento dos estudos com o farto dossiê que foi protocolado recentemente. Como a questão fundamental, a da reabilitação, está afeta à Sagrada Congregação da Doutrina da Fé, muito provavelmente este assunto será das próximas preocupações de dom Walmor.

Nenhum comentário: