Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 18 de outubro de 2009

Cariri - Por Tarso Araújo


A importância do Crato
O Crato é uma das cidades com maior riqueza cultural do Ceará. Hoje, a ``Cidade de Frei Carlos`` abriga vários museus (um de artes, outro histórico, um de fósseis e brevemente terá o Museu de Arte Sacra da diocese). O patrimônio imaterial dos cratenses preserva manifestações artísticas dos tempos dos índios Cariris. Sem falar nos pastoris, violeiros, bandas cabaçais, grupos de pífanos, além de mestres populares em cordel e xilogravuras. Crato tem se destacado no Cariri por sediar importantes eventos de negócios e de entretenimento, a exemplo da Expocrato, a maior feira de agropecuária do Nordeste. Em breve o Crato disporá de um centro de convenções e do Parque do Sítio Caldeirão, palco da saga do Beato José Lourenço.

JUAZEIRO
O prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte, entregou na última sexta-feira à Ministra Dilma Roussef um projeto importante para o Município. A construção de 4.500 casas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. A Ministra prometeu acelerar todas as obras do PAC em Juazeiro do Norte.

COMUNICAÇÃO
A Conferência de Comunicação do Cariri e Centro-sul será realizada dia 6 de novembro, em Juazeiro do Norte. O evento foi adiado, estava marcado para ontem, sábado, 17, por conta da necessidade de se mobilizar mais a sociedade para este importante encontro, onde se discutirá a democratização da comunicação na nossa região.

IMORTAL
O ex-governador Lúcio Alcântara deverá retornar ao Cariri no próximo sábado, dia 24. Além de participar da missa de 30º dia de falecimento do Tenente Raimundo Coelho, em Juazeiro do Norte, Lúcio assumirá - no Crato - uma cadeira (que tem como patrono Waldemar de Alcântara) no Instituto Cultural do Cariri (ICC). Espera-se que desta vez o livro O Cariri, escrito pelo médico-historiador Irineu Pinheiro (e editado pela Fundação Waldemar de Alcãntara) seja disponibilizado ao público que for prestigiar a posse de Lúcio Alcântara no ICC.

MISSÃO VELHA
Depois de Santana do Cariri, Missão Velha é a cidade que mais se beneficiará caso o Geopark Araripe venha a ser mesmo consolidado. Está previsto para aquele município o Geotope Denoviano - localizado na Cachoeira de Missão Velha - que conserva características do período silurio-devoniano, a mais antiga (juntamente com a Colina do Horto, em Juazeiro) entre as diversas formações geológicas da Chapada do Araripe. Missão Velha ainda possui uma floresta fóssil, ou seja, um afloramento de troncos fossilizados, localizado a 6 quilômetros do centro da cidade. Sem falar no Canyon do rio Batateira, - a 4 quilômetros da sede - composto por um conjunto de rochas de grandes dimensões, cachoeiras e vegetação de alto porte. Uma beleza!

MUDARAM OS TEMPOS
Na visita ``ad Limina apostolorum`` do episcopado brasileiro, quando os bispos da Regional Nordeste-1 foram introduzidos na sala para o encontro com o papa Bento XVI, este se adiantou e dirigindo-se ao bispo de Crato exclamou: ``O bispo do Padre Cícero!``. O papa revelou a dom Fernando Panico que muitos bispos do Nordeste fizeram-lhe dois pedidos: a canonização do Padre Ibiapina e a reabilitação do Padre Cícero. Dom Fernando, ainda surpreso, comentou: ``Santo Padre, seria ótimo se isso acontecesse durante a comemoração do Ano Sacerdotal``. Bento XVI nada prometeu, mas disse que ia recomendar a agilização nos estudos do processo de reabilitação do Padre Cícero, ora em curso na Congregação para a Doutrina da Fé.

MAIS UM LIVRO
E por falar em Padre Cícero , está confirmadíssimo para novembro o lançamento do livro-biografia de Lira Neto sobre o sacerdote cratense. A editora - Companhia das Letras - modificou o nome do livro que foi impresso com este título: ``Padre Cícero Poder, Fé e Guerra no Sertão``. É a principal aposta da editora para as vendas de fim de ano. O livro chegará às livrarias com mais de 500 páginas e a promessa de provocar muita polêmica.

> Dos 5.563 municípios brasileiros, somente 160 concorreram ao Projeto Fortalecimento de Capacidades para Desenvolvimento Humano Local, iniciativa do Pnud-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Dos 160, apenas 12 foram selecionados. Entre eles encontra-se Barbalha, o único município do Nordeste selecionado. Barbalha focou seu projeto junto ao PNUD no item turismo: ecologia, casarões históricos, tradições populares, patrimônio imaterial.

> Porta de entrada para a conurbação Crajubar, a população de Missão Velha assiste, impotente, o imenso fluxo de veículos passarem pelo centro de sua cidade. Um transtorno para todos! Em 2004, ainda no governo Lúcio Alcântara, foi iniciado um desvio para os veículos passarem fora da cidade. Até hoje o Dert não concluiu essa obra.

> O Superior Provincial da Companhia dos Padres de São Sulpício - o canadense padre Jacques D-Arcy - esteve esta semana no Crato inspecionando o Seminário Diocesano São José. Naquele educandário cerca de 60 seminaristas das dioceses de Crato, Iguatu e Petrolina (PE) preparam-se para o sacerdócio. Aliás, a diocese de Petrolina será promovida em breve para arquidiocese metropolitana, a segunda de Pernambuco.

> Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, dando total apoio ao Berro Cariri, que será realizado em novembro, no Crato.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: