Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 18 de outubro de 2009

Roque Santeiro adaptado ao cinema em 2010

A viúva Porcina, Roque Santeiro e Sinhozinho Malta preparam-se para voltar. Depois de conquistar os portugueses, o autor Aguinaldo Silva irá recontar a história, desta vez, para o cinema.

O filme será lançado em 2010, ano de eleições, e o assunto política será explorado com críticas ao governo. A história de Aguinaldo, actualizada, trará famílias acomodadas que usufruem de um subsídio semelhante à Bolsa Família, uma bandeira do governo Lula. José Wilker, que fazia o papel de Roque Santeiro, e Regina Duarte, a viúva Porcina, serão substituídos respectivamente por Lázaro Ramos e Fernanda Torres. O galã António Fagundes vai herdar as pulseiras de Sinhozinho Malta, antes vivido por Lima Duarte.

O trio viúva Porcina, Roque Santeiro e Sinhozinho Malta se prepara para voltar. Depois de ganhar o País em forma de novela de Dias Gomes, em 1986, o autor Aguinaldo Silva, que colaborava com Gomes no passado, irá recontar a história, desta vez, para o cinema. O filme será lançado em 2010, ano de eleição, e o assunto política será explorado com críticas ao governo. A história de Aguinaldo, atualizada, trará famílias acomodadas que usufruem de um auxílio semelhante ao Bolsa Família, uma bandeira do governo Lula. José Wilker, que fazia Roque Santeiro, e Regina Duarte, a viúva Porcina, serão substituídos respectivamente por Lázaro Ramos e Fernanda Torres. O galã Antônio Fagundes vai herdar as pulseiras de Sinhozinho Malta, antes vivido por Lima Duarte. A novela se tornou um dos maiores sucessos de audiência da TV nos anos 80. "Chegávamos a dar picos de 81 pontos de Ibope (hoje, uma novela de muito sucesso não passa de 50 de média). As pessoas torciam pelo Roque Santeiro e se divertiam com a Porcina", lembra o diretor Marcos Paulo.

Na novela, Roque Santeiro, recém-casado com Porcina, foi dado como morto após defender dois homens da cidade de Asa Branca do bandido da Navalhada. Diante da atitude altruísta, Roque virou santo aos olhos da população. Comerciantes vendiam produtos com a imagem do herói. Mas após 20 anos, Roque Santeiro retorna à cidade para azar de Sinhozinho Malta, novo companheiro de Porcina, mulher que o herói deixou ‘viúva’ em Asa Branca. Aguinaldo Silva escreve as primeiras páginas do roteiro, mas já tem certeza do que vai mudar. Sem ter mais de dividir o texto com outro autor, diz o que quer fazer: "Dessa vez, ninguém me segura. O Roque não irá voltar a Asa Branca só pela Porcina, eu farei críticas ao Brasil atual. O Lázaro vai revolucionar." O cenário nordestino será o mesmo. Juazeiro do Norte está entre as cidades cotadas para virar Asa Branca. O elenco ainda não está todo fechado, mas atores que fizeram parte da novela na TV torcem para serem chamados. "Eu sirvo até cafezinho", diz Lucinha Lins que despontou no folhetim como Mocinha Abelha, uma viúva virgem. "Eu também gostaria. Mas só o fato do Lázaro Ramos representar nós negros me deixa feliz. É a quebra de um paradigma", diz Milton Gonçalves, que esteve na trama em 1986.

Enviado por Renato Casimiro

Nenhum comentário: