Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 24 de outubro de 2009

Coluna Cariri - por Tarso Araújo



Nas cores da natureza
O Cariri é vocacionado para as árvores exóticas. Nesta época do ano, apesar da ausência de chuvas, a natureza no sul do Ceará se veste de muitas cores. Os ipês & amarelo e roxo & dão uma tonalidade diferente à paisagem. Já em novembro começa a florescer os flamboyants. Estes, em tempos passados eram conhecidos no Cariri pelo nome de "Sombrião". Ao florescer, o flamboyant anuncia a proximidade do Natal. Pena que as nossas prefeituras não possuam departamentos paisagísticos para encher nossas ruas, praças e parques de árvores como o ipê e o flamboyant. Que em determinada época do ano se transformam em flores.

GEOPARK
O geotope de Juazeiro do Norte será relocalizado no aprazível local denominado "Santo Sepulcro", situado na colina do Horto. Trata-se de um dos locais mais visitados pelos romeiros do Padre Cícero, bem melhor que o local anteriormente selecionado para o geotope juazeirense, de difícil acesso e mal localizado. Eis aí uma prova de que a Secretaria das Cidades do Ceará levou a sério a denúncia feita pelo consultor da Unesco, Gero Hillmer, sobre a atual situação dos geotopes que compõe o Geopark Araripe.

CENTENÁRIO EM ARARIPE
Na próxima terça-feira, dia 27, a cidade de Araripe assistirá ao encerramento dos festejos de centenário de nascimento de Raimundo Elesbão de Oliveira, que foi Tabelião e Escrivão, Oficial do Registro Civil e prefeito do município, eleito em 1971. Raimundo Elesbão nasceu na zona rural de Araripe. Foi professor primário e era um autodidata. Intelectual, foi sócio correspondente do Instituto Cultural do Cariri. As comemorações do centenário tiveram início no último dia 23 com o lançamento de um livro de poesias de Elesbão, editado por um neto dele: o empresário Tadeu Alencar, proprietário da Cevema.

ESCRITORES DO CARIRI
Os professores da Urca, Francisco Assis Cunha e Willian Brito estão de parabéns. O livro didático-infantil escrito por ambos, Viagem ao Cretáceo, foi editado pela Editora Bagaço, de Recife. No formato 22 x 22 cm, com páginas ilustradas e coloridas pelo pintor Luís Karimai, o livro é uma viagem em busca do conhecimento de um tempo distante, quando os dinossauros habitavam o vale do Cariri. Uma história que une passado, presente e futuro, com uma visão de respeito à natureza e defesa do equilíbrio ecológico. Francisco Cunha realizou vários projetos quando ocupou uma pró-reitoria da Urca. Dois deles: a mostra de ovinos e caprinos conhecida como "Berro Cariri", e percorreu os "Caminhos do Beato Zé Lourenço", nos moldes da caminhada de Santiago de Compostela.

CENTENÁRIO DA DIOCESE
Daqui a cinco anos, 20 de outubro de 2014, a diocese de Crato completará cem anos de sua criação. Já é tempo de se pensar na programação das festividades dessa efeméride. E adotar algumas providências: criar o brasão da diocese; consagrar como catedral a igreja de Nossa Senhora da Penha e nela construir o altar de pedra, exigência para as catedrais. O ideal seria a publicação de um livro resgatando os cem anos de história da diocese de Crato, que tem uma superfície de 17.648,4 km2 e população de cerca de 1 milhão de habitantes.

PADRE MARCELO NO CARIRI
O conhecido cantor e sacerdote padre Marcelo Rossi virá ao Cariri pela primeira vez. Ele estará na região no próximo dia 28, a convite da TV Verdes Mares-Cariri, afiliada à Rede Globo. Padre Marcelo Rossi fará show no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

CURTAS

> Será realizada no próximo mês de dezembro a 5ª versão do "Berro Cariri", a maior mostra de caprinos e ovinos do sul-cearense. A feira foi criada em 2005 pela Urca e hoje foi encampada pelo Governo do Estado.

> O Pólo Calçadista da Região Metropolitana do Cariri & situado nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha & conta com 250 empresas, gera 12 mil empregos diretos e produz 8 milhões de pares de calçados por mês. A informação é do Sebrae-Ceará.

> Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato e presidente em exercício da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Cnbb, esteve em Brasília esta semana tratando de assuntos da comissão que dirige.

> O ex-governador e intelectual Lúcio Alcântara foi empossado ontem no Instituto Cultural do Cariri, na cadeira Waldemar de Alcântara. A saudação ao novo sócio foi feita pelo médico-escritor Napoleão Tavares Neves.

> Renato Casimiro e Daniel Walker estão debruçados na produção de um livro sobre a cronologia da emancipação política de Juazeiro do Norte. A obra resgatará a evolução da Terra do Padre Cícero através de fotografias.

Inauguração da Verdes Mares Cariri com Padre Marcelo Rossi
A inauguração da TV Verdes Mares Cariri contará com a presença do Padre Marcelo Rossi. Será a primeira vinda do reconhecido padre a Juazeiro do Norte e região. A festa ainda com vários detalhes em aberto (como por exemplo o local, que possivelmente acontecerá no Parque de Eventos Padre Cícero) é destaque do Jornal do Cariri e está programada segundo o mesmo para o próximo dia 28 de Outubro. A TV iniciou suas atividades em carater experimental no último dia 1° de outubro e conta com 04 equipes de reportagens que exibem suas matérias em parte do CETV 1ª Edição. Outros espaços destinados há programação local pela Rede Globo, como: Bom Dia Ceará, CETV 2ª Edição, Globo Esporte Local e Nordeste Rural são editados na emissora homônima da capital. Esperamos que em breve haja aumento do espaço para a programação local gerada no Cariri e as cidades cobertas tenham uma melhor cobertura. Sugerimos a substituição do Quadro "Meu bairro na TV" por outro que contemple os 66 municípios cobertos pela nova emissora. A diminuta cobertura jornalística atual diverge da expectativa criada pela ampla campanha publicitária deflagada pelo Sistema Verdes Mares dias antes do inicio das atividades de TV Verdes Mares Cariri e abre um nicho de mercado exclusivo a ser ocupado pela Tv Verde Vale, que aos trancos, barrancos e muitas críticas têm uma programação predominatemente local e valorizada por muita gente. O próprio Sistema Verdes Mares teve ciência disto ao lançar a Tv Diário em Fortaleza. Mas enquanto na capital Diário e Verdes Mares são empresas do mesmo grupo, em Juazeiro: Verde Vale e Verdes Mares Cariri são concorrentes!

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário: