Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Encontro promove versos cantados



ALDEMAR MORAIS e Paulo Ernesto apresentando o cordel cantado "Galope à Beira Mar"
Foto: Antônio Vicelmo


Região do Cariri sedia até sábado encontro que reúne de cordelistas e também xilogravuristas de três Estados do Nordeste

Uma noite de poesia, iluminada com a lua de novembro e climatizada pelo vento que sopra da Serra do Araripe, no terreiro da Academia dos Cordelistas do Crato. Este foi o cenário para a abertura do "Primeiro Encontro do Verso Cantado & das Graphias Norte-Nordeste" que está sendo realizado, simultaneamente, no Crato e em Juazeiro do Norte. O primeiro trabalho apresentado foi o cordel cantado "Galope à Beira Mar", de autoria dos poetas Aldemar Morais e Paulo Ernesto Arrais, seguido de outras apresentações artísticas. A programação terá prosseguimento hoje, na Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, com outras atrações.

O evento, segundo o presidente da Academia dos Cordelistas do Crato, Maércio Lopes, pretende ser um encontro de linguagens artísticas e de intercâmbios. Pela primeira vez, a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, e a Academia dos Cordelistas do Crato se unem para mostrar o que há de melhor na região do Cariri. "A força poética e a expressão gráfica, entre tradição e vanguarda", diz o presidente da Academia.

É uma simbiose de arte e poesia, define o artista plástico Alexandre Lucas, acrescentando que o encontro conta com a participação de gravuristas, cordelistas e narradores de história, os chamados griôs de vários estados brasileiros. A expectativa é de que o evento seja uma festa voltada para os artistas.

PARTICIPAÇÃO
30 cordelistas, aproximadamente, da região do Cariri e de outros três Estados do Nordeste participam do "Primeiro Encontro do Verso Cantado & das Graphias Norte - Nordeste"

Mais Informações:
Academia dos Cordelistas do Crato
Praça Coronel Filemon Teles, S/N
(88) 3523.3947
(88) 3523.4442

Antônio Vicelmo
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: