Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Interesses individuais X Interesses coletivos - Por Océlio Teixeira

No último domingo, dia 31, após a missa das 9h, na Igreja da Sé, resolvi circular pela cidade sem compromisso. Meu objetivo era apreciar a beleza das nossas praças, ouvir os pássaros cantar e refletir um pouco sobre a vida. Aos poucos, porém, meus olhos foram ficando espantados com a quantidade de bares com cadeiras nas calçadas, dificultando a passagem dos transeuntes e obrigando-os a se deslocarem para as ruas. Então, pus a me indagar: qual o espírito de coletividade que existe entre nós, cidadãos que habitamos uma mesma cidade, no caso o Crato? Como estamos cuidando da nossa cidade? O que temos feito para deixar nossa cidade mais bonita, humana e civilizada?

Nesse sentido resolvi postar as imagens abaixo para que nós possamos fazer uma reflexão. É fácil falarmos mal da cidade, criticar a administração do município, falar mal da Igreja, dos partidos, etc. Mas o que temos feito pela nossa cidade? Não estou querendo atirar pedras em ninguém. Apenas quero contribuir para que nossa cidade fique mais bonita, mais organizada, mais humana. Assim, quero também fazer a seguinte pergunta: existe alguma lei que normatiza essa questão?

Vejam as imagens e, se possível, reflitam e contribuam com a discussão.

Obs: Os bares fotografados não foram escolhidos, apenas foram os que encontrei ao longo da minha perigrinação pela cidade. Como esses, devem existir diversos outros espalhados pelos bairros da cidade.






Fotos: Océlio Teixeira

Um comentário:

Carlos Rafael Dias disse...

Océlio,

Matéria interessante que enseja um debate necessário sobre os sentimentos de coletividade que existem ou que estão ausente na nossa cidade. Observamos, no dia-a-dia, uma série de absurdos que contam com o beneplácito das autoridades e com a omissão e contribuição da população. Esta invasão dos bares aos locais de circulação pública é apenas uma das distorções observadas.