Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Estação Ecológica de Aiuaba


Crédito da foto: Magno Lima (www.panoramio.com)

A Estação Ecológica de Aiuaba, declarada de utilidade pública desde 1978, abrange uma área de 11.525,3 hectares e destaca-se como a maior unidade de conservação do bioma caatinga. A estação tem potencial para a realização de pesquisas voltadas ao desenvolvimento regional.

O chefe da Estação, Manoel Cipriano, destaca que a unidade é administrada pelo instituto Chico Mendes da Biodiversidade e que a pretensão é transformá-la em um Centro Nordestino de Pesquisas do Bioma Caatinga. Com isto, já acontece uma grande demanda de pesquisadores de todo o Ceará e outros estados brasileiros.

Manoel destaca que a maior preocupação é trabalhar na recuperação das caatingas, garantindo o repovoamento de todos os segmentos da biodiversidade. “Estamos aguardando agregar uma área de mais dois mil hectares que está sendo cedida pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, passando para uma área total de 13.525 hectares, o que nos torna um centro de pesquisa em todo o mundo, não só no nordeste brasileiro”.

As pesquisas envolvem a variedade da fauna e flora da caatinga. O professor da Unidade Federal do Ceará (UFC), José Carlos, por exemplo, desenvolve um estudo detalhado sobre o solo do bioma. Entretanto, segundo Manoel Cipriano, uma das pesquisas mais interessantes partiu de uma universidade da Paraíba, sobre 200 tipos de cupins que vivem na caatinga.

O banco de dados da estação tem uma variedade ampla: são mais de 150 tipos de aves.
Fonte: Jornal do Cariri (com informações de Amaury Alencar)

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Que matéria interessante! Vou fazer uma postagem sobre o município Aiuaba e "aproveitarei" o texto, citando o blog(que é excelente).
Um abraço.
Lúcia