Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ruptura Ideológica - José do Vale Pinheiro Feitosa

A clivagem ideológica demonstrada no Brasil atual não tem a mesma natureza de anos atrás. Agora já não conta muito o símbolo do marxismo e nem do socialismo no sentido transformador que tem. A clivagem é muito mais entre o desenvolvimentismo com base no Estado e o neoliberalismo de mercado. Isso acontece entre políticos, economistas, pensadores e até mesmo nos sindicatos de trabalhadores.

Nesta campanha a clivagem foi muito mais evidente: dois tipos de mundo entraram em choque. E não eram mundos físicos, eram nitidamente ideológicos. Quando algumas pessoas se deram conta, ficaram assustadas e até raivosas, pois imaginavam que viviam num mundo sem contradições. Nunca foi verdade, mas esta fantasia aconteceu nos anos 90, especialmente com as teses do Fim da História.

A clivagem ficou mais evidente ao sobreviver aos resultados das eleições. O símbolo desta é o que aconteceu com os jovens no Twitter acusando os nordestinos de levarem as riquezas de São Paulo para subsidiar o seu subdesenvolvimento, enquanto os paulistas se ressentem de melhores vantagens do que os mesmos produzem.

O tal impostômetro sobre a capa da generalidade está na raiz desta clivagem. Assim como o movimento Cansei e as raiva que emerge em vários setores do Sul. Os votos mais marcantes do Serra foram no Paraná e Santa Catarina e de lá emerge o mesmo sentimento. O melhor é que não existisse um país chamado Brasil, que os estados gastassem o que produzem dentro de suas fronteiras, como autonomia e quem quiser que cresça e apareça.

Nas diferenças regionais, onde os mais ricos aconteceram pela exploração dos mais pobres, este dado desaparece, só resta a atualidade, de cada um por si. É a lei de mercado em paroxismo. Hoje mesmo no blog Terra Magazine um líder do Movimento São Paulo Para Paulistas expressa esta clivagem ideológica de cima abaixo e ainda defende a moça que será processada por ter estimulado o afogamento dos nordestinos.

O mais provável que é estas questões caibam numa reforma tributária, mas não restam dúvidas que já são sinais do crescimento de um pensamento opositor mais ideologicamente afastado da Social Democracia e mais próximo do neoliberalismo. O PSDB marcha celeremente para tentar liderar este momento quando for amanhã.

Nenhum comentário: