Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de maio de 2008

Agricultores festejam colheita

Arroz, feijão, farinha, mandioca, milho, pães e peixes. Alimentos que serão levados por agricultores da região do Cariri para a 16ª Celebração da Colheita que, este ano, está marcada para hoje, na cidade de Altaneira. O tema deste ano é "O Agricultor Saiu para Lançar as Sementes" e espera-se a presença de 4.500 pessoas na concentração a partir das 7h30min, na entrada da cidade.


Após a acolhida, feita por sacerdotes, religiosos, religiosas, sindicalistas e integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT-Crato), os participantes irão em caminhada levando os alimentos, faixas e cartazes até o ginásio poliesportivo da cidade. Ali, haverá a concelebração eucarística, às 9 horas, presidida pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Pânico.

Durante o ofertório da missa, os trabalhadores rurais vão depositar os frutos da safra deste ano, no altar, como agradecimento a Deus pela boa colheita de grãos. Após a celebração, às 11h30min, haverá uma confraternização e o encerramento da Semana Eucarística. Os alimentos vão ser distribuídos entre as famílias carentes dos municípios de Altaneira, Santana do Cariri, Nova Olinda e Crato.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda, José Simão Sobrinho, a Celebração da Colheita se tornou uma grande romaria. "É uma oportunidade para agradecer a Deus pela boa safra colhida". Ele disse que vários municípios caririenses já se manifestam querendo também realizar a Celebração da Colheita, entre eles, Assaré, Tarrafas e Antonina do Norte.

A comissão organizadora escolheu um texto de autoria de frei Beto para se inspirar no tema. Segundo o autor, cerca de 23 milhões de pessoas no País passam fome embora o Brasil seja um dos que mais produzem alimentos no planeta. Frei Beto lembra que a alimentação de qualidade é um direito de todos e que é dever do Estado assegurar a semente ao agricultor.
(Colaborou Amaury Alencar)

SERVIÇO
Diocese do Crato - (88)3523 3809
Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato - (88)3521 1110

Jornal O Povo

Nenhum comentário: