Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de maio de 2008

Insegurança alimentar agrava os efeitos da epidemia de HIV

A crise alimentar, que afeta especialmente os países subdesenvolvidos, irá afetar diretamente as pessoas que vivem com HIV/Aids. Segundo um relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Onusida), "a falta de segurança na alimentação e uma nutrição deficiente agravam os efeitos da epidemia de HIV".

A má nutrição pode acelerar a propagação de doenças relacionadas com a Aids, enquanto que o HIV dificulta que as pessoas soropositivas possam trabalhar para conseguir alimentos para si mesmas e suas famílias. Atualmente, mais de 33 milhões de pessoas vivem com HIV/Aids no mundo, quase 70% delas na África.

Apesar de os índices da doença apresentarem alguma estabilidade, e de mostrarem redução nos novos casos da infecção, os governos precisam ter plena atuação para conter a epidemia. Para que os Estados possam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de reduzir, até 2015, a propagação do HIV, eles devem promover políticas de proteção às pessoas que vivem com HIV da fome.

É fundamental uma nutrição adequada para se obter o máximo benefício da terapia anti-retroviral (ART), pois ela aumenta o apetite. Assim, se os medicamentos são acompanhados de alimentação adequada, é possível reduzir os efeitos colaterais e, consequentemente, ajudar as pessoas a dar continuidade ao tratamento.

Site Adital

Nenhum comentário: