Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 25 de maio de 2008

O pau da bandeira de Barbalha e a bandeira da preservação

É lamentável que mesmo diante de tantos sinais de que a natureza está ferida de morte, ainda tenhamos que "queimar neurônios", sobretudo pela mídia para se provar que o Corte do Pau da bandeira é uma intervenção nociva ao meio ambiente. Aqueles que insistem com o tênue argumento da 'quebra da tradição' urge contrariá-los dizendo simplesmente que nenhuma tradição pode ser maior e mais importante do que a preservação da biodiversidade e os recursos naturais. Por uma razão elementar: nela é que resite o substrato de tudo que é vida, bem como de tudo o que existe. Não é à toa que São Francisco é considerado o pai da natureza.

O povo, compreendera se dissermos a verdade acerca dos perigos que pesam sobre os ecossistemas, que uma vez "quebrados, destruídos, degradados" constituirão sérias ameaças a todas espécies de viventes a nível planetário. A natureza está apenas cobrando-nos os seus honorários ecológicos. Afinal, é toda uma história de agressão marcada por uma relação desastrosa entre o homem e a mãe-natureza.

A velha intervenção precisa passar para o patamar da interação holística o mais harmonioso possível. Do contrário toda esperança de futuro da humanidade estará comprometida... Não há mais tempo para delongas inúteis. Já atingimos o ponto limite. Uma etapa que não tem mais volta. Ou mudamos desde já a nossa forma de relacionarmos com o meio ambiente ou conheceremos a catástrofe como um abismo a se abrir em nossos pés. Quem sabe, teremos o mesmo fim que tiveram os dinossauros.

A propósito, quem são os pretensos racionais? Nós ou os nossos irmãos os Animais?! Eles, nossos irmãos de caminhada, estão fazendo a sua parte. E nós ainda agora continuamos a devastar a Terra de um ponto a outro como se tudo não passasse de uma eterna brincadeira. Basta concluir que diante de tanto consumismo e devastação, o planeta está perdendo sua antiga capacidade de renovação, reposição dos seus recursos naturais... Vamos mudar sem demora a velha maneira de nos relacionarmos com o a natureza.

Ora bolas por que cargas d'águas um único pau(árvore) não pode servir para todos os momentos festivos? Pela parte que cabe a Santo Antonio certamente não haverá problema algum, posto que ele também está preocupado(mais que nós, seus devotos)com os rumos da vida socioambental da biosfera.

Viva Santo Antonio e padre Cícero! E uma Natureza ecologicamente equilibrada no Cariri e no mundo inteiro...

____________________________________

Prof. José Cícero

Pesquisador, ufólogo, escritor e poeta.

Editor da Revista Aurora

www.revistaaurora.com

www.aurora.ce.gov.br

jccariry@gmail.com

Nenhum comentário: