Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

Livro

O professor João Teófilo Pierre lançou no dia 12 de dezembro do ano passado, seu livro “ Museu de Arte do Crato Vicente Leite e Outros Temas “. A obra literária demonstra preocupação do autor com o patrimônio histórico e cultural do Crato e principalmente sobre o estado em que se encontra o Museu de Arte Vicente Leite que, inclusive, já foi tema de reportagem do Jornal do Cariri.

O alerta feito no livro de João Teófilo sobre o Museu é apenas um detalhe, o professor relata outros aspectos culturais como biografias e histórias de pessoas e f\atos importantes do universo cultural cratense, como por exemplo, as figuras do farmacêutico, jornalista e escritor J. de Figueiredo Filho, Sinhá D”Amora e Celita Vaccani. Fotografias antigas e quadros que relatam o passado histórico do Crato, desde sua’ criação nos princípios do século XVII enaltecendo a figura do Frei Carlos Maria de Ferrara, um capuchinho que aqui chegou com sua missão apostólica junto a comunidade indígena.

O livro do professor João Teófilo Pierre é um brado de alerta, um pedido de socorro a uma cidade que sempre teve tradição cultural e gosto pela arte, alem de ser um chamamento ao cultivo espiritual e ao compromisso interior, como disse o professor, hoje deputado estadual do Ceará e ex-reitor da Universidade Regional do Cariri, José Teodoro Soares que prefaciou a obra, destinada não apenas aos intelectuais, mas também a todos em geral e principalmente aos estudantes e professores.


Por Wilson Rodrigues
Repórter

Nenhum comentário: