Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

Pacto das águas

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa do Ceará vem discutindo com a sociedade civil organizada do Estado o chamado Pacto das Águas, que consiste na construção de políticas que garantam a sobrevivência das nossas bacias hidrográficas. Na ultima sexta-feira, 16, na sede do 18º CREDE – Centro Regional de Educação em Crato , o Conselho discutiu o tema junto aos 23 municípios do Cariri que compõem a Bacia do Salgado. Alem de prefeitos e secretários municipais estiveram presentes os órgãos de atuação regional como Ibama, Cres, Ematerce e Cogerh.

O coordenador estadual do Pacto das Águas, Eudoro Santana disse que o processo de discussão já conta com a participação de 86 instituições governamentais e da sociedade interessada em construir um pacto social capaz de garantir água de qualidade para todo cearense.

Yarlei Brito, gerente regional da COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, unidade Cariri, disse que a Bacia do Salgado não sofre nenhum problema de oferta hídrica, mas precisa ser melhor discutida dentro dessa política das águas, principalmente no que se refere a preservação do nosso lençol freático. Na opinião de Yarlei, os prefeitos precisam investir mais na questão do saneamento e aterros sanitários o que evitaria a poluição das águas.

Para Antonio Araújo, presidente da Bacia do Salgado, é louvável a participação da Assembléia Legislativa nas discussões de elaboração de políticas direcionadas, mas lamenta a ausência de alguns prefeitos nesse processo, já que eles são os responsáveis diretos na construção de lixões e saneamento básico. Os poderes públicos municipais devem participar mais das decisões ligadas aos recursos hídricos, advertiu Antonio Araújo.

Wilson Rodrigues
Repórter

Nenhum comentário: