Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

QUESTÕES DE GEOGRAFIA POSSÍVEIS DE SEREM NULAS!




Vestibulandos disponibilizo para vocês questões de geografia que podem ser nulas, basta vocês seguirem o que rege os pontos do Edital abaixo e pedir apreciação.

5.18.Os candidatos inscritos no Processo Seletivo Unificado 2009.1, poderão recorrer quanto à elaboração/gabarito das provas, mediante preenchimento de requerimento padronizado da CEV, no qual o recorrente especificará o número de inscrição, curso e RG, e indicará claramente a(s) questão(ões) para a(s) qual(ais) solicita revisão, no prazo máximo, de 24 (vinte e quatro) horas após a realização da respectiva prova e da divulgação do respectivo gabarito.

5.18.1. O requerimento deverá ser preenchido e entregue na sede da CEV, à Rua Teófilo Siqueira, 684, Crato/Ceará, no horário de 08h00min às 17h00min horas. A CEV não acatará reclamações feitas por terceiros, somente pelos candidatos e/ou entregues em data, local e/ou fora do prazo estabelecido.
5.19. Se da análise dos recursos resultar anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

AS QUESTÕES ABAIXO FORAM ANALISADAS PELO PROFESSOR, JOÃO LUDGERO, ONDE O MESMO AUTORIZA QUE QUALQUER CANDIDATO POSSA FAZER USO DAS MESMAS PARA REQUERER POSSÍVEL ANULAÇÃO.

43. URCA/CE (2009.1). Analise as proposições sobre a formação do pensamento e da ciência geográfica.

(1) Na Idade Média, na Grécia Antiga; Heródoto, Hipocrates e Aristóteles, entre outros analisaram a dinâmica dos fenômenos naturais, elaboraram descrições de paisagens e estudaram a relação homem natureza.
(2) Foi em meados do século XIX, graças aos trabalhos de dois pesquisadores franceses, Humboldt e Ritter, que a geografia foi fundada como ciência, com a gradativa sistematização do seu arcabouço teórico metodológico.
(3) Apesar de ter tido um importante papel no desenvolvimento da ciência geográfica, a geografia tradicional nos legou um ensino escolar centrado na memorização de mapas e dados estatísticos sobre população e economia, juntamente com as características físicas de clima, relevo, vegetação e hidrografia.
(4) Com o fim do socialismo real, houve uma redução da influência do marxismo nas ciências humanas, o que possibilitou a difusão de outras correntes teórico-metodológicas na geografia critica, como a fenomenologia e o existencialismo, ao mesmo tempo em que as correntes criticas passaram a valorizar as novas tecnologias – computadores, satélites etc. – na interpretação do espaço geográfico.
(5) Após três décadas de renovação e com o avanço da globalização, o crescimento de problemas como os conflitos étnicos, a questão ambiental, os movimentos terroristas, as crises financeiras etc, consolida-se a certeza de que a geografia é uma disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo nas escalas local, nacional e mundial.

Marque a alternativa correta:
a) Todas as alternativas estão corretas
b) As alternativas 1 e 2 estão erradas e 3, 4 e 5 estão corretas.
c) As alternativas 1,3,4 e 5 estão corretas, e 2 está errada.
d) As alternativas 2, 3,4 e 5 estão corretas e 1 está errada.
e) As alternativas 1, 2, 3 e 5 estão erradas e 4 está correta.

COMENTÁRIO – GABARITO – B

O tópico 01 é incorreto pois todos os pensadores citados não vivenciaram a idade média como se pode constatar, e o mais ridículo é que todos eles não desenvolveram trabalho ligados diretamente ao conheciemtno geográfico, também como pode-se contatar, pois, Heródoto foi um historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C. (485?–420 a.C.), Hipócrates(Cós, 460–Tessália, 377 a.C.) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", e Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica (384 a.C. - 322 a.C.). Filósofo grego e criador do pensamento lógico.

O tópico 02 por sua vez se torna incorreto porque Friedrich Heinrich Alexander, Barão de Humboldt (14 de setembro de 1769, Berlim — 6 de maio de 1859, Berlim), mais conhecido como Alexander von Humboldt, foi um naturalista e explorador alemão, tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia, Climatologia e Oceanografia, e Karl Ritter (7 de agosto de 1779, Quedlinburg – 28 de setembro de 1859, Berlim) foi um geógrafo alemão de gande importância para a geografia humana. Sendo não são Franceses. É isso mesmo tópico tipicamente decorebae de uma fase positivista da geogafia, onde valorizou onde eles nasceram, do que eles representaram para ciência geográfica.

O tópico 03 está correto, lembrando que a Geografia tradicional a qual se refere, é a Geografia do século XIX, representada pelas escolas Determinista, Possibilista e o Método Regional, que tinha em comum o Positivismo “comtiano”.

O tópico 04 – Não concordamos plenamente com o tópico, concordamos quando o elaborador diz que junto a corrente da Geografia Nova ou Geografia Crítica, houve uma difusão de outras correntes teórico-metodológicas como a fenomenologia e o existencialismo entendo que a existência e a experiência são complexas e abordá-las pela Fenomenologia significa uma busca “das coisas mesmas”, no sentido de apreender a existência antes do mundo. Já atribuir a valorização de nova tecnologias por parte da corrente crítica é um equívoco primário, pois sabemos quem valorizar o uso de dados estatísticos, imagens de satélite, ou seja a quantificação da Geografia é marca e valorização da Nova Geografia, que continua com a fundamentação filosófica da Geografia Tradicional mascarada por um Neopositivismo, sendo assim não tem Ada haver com a Geografia Nova, também denominada de Crítica, Marxista e Radical, pois essa traz consigo alguns marcos históricos destacam-se como emblemáticos e precursores da Geografia Crítica no Brasil. O principal deles; o Encontro Nacional de Geógrafos Brasileiros, em 1978, promovido pela AGB-Fortaleza, teve como principal tema de discussão a Geografia Crítica, baseada na publicação do livro de Yves Lacoste, “A Geografia: Isso serve antes de mais nada para fazer a guerra”, livro este considerado um marco para a Geografia Crítica mundial.

Esse movimento adotou o método do materialismo histórico dialético para os estudos geográficos e para a abordagem dos conteúdos de ensino da Geografia. A chamada Geografia Crítica, como linha teórico-metodológica do pensamento geográfico, deu novas interpretações aos conceitos geográficos e ao objeto de estudo da Geografia, trazendo as questões econômicas, sociais e políticas como fundamentais para a compreensão do espaço geográfico. Não se trata de valorizar e sim fazer uso quando necessário, como já foi dito quem valorizou tal recursos foi a Geografia Nova, denominada também de Teorética ou pragmática.

O tópico 05 está correto, pois a Ciência que se propõe compreender o Espaço Geográfico a partir das relações da sociedade com a natureza, mediatizada pelo trabalho, deixa claro a importância dos pensadores do Espaço.
OBS: O item 04 torna-se incorreto por falta de clareza, ou no mínimo ele se encontra confuso, confundindo assim o vestibulando, cabendo pedido de análise e possível anulação. Pois o mesmo sendo incorreto não temos opção.

44.URCA/CE (2009.1).Observando a seqüência de figuras, é correto afirmar que:

a)Representa os dobramentos modernos onde os terrenos são soerguidos pelos movimentos das placas tectônicas.
b)Constituem, respectivamente, 1ª) planície, 2ª) falha e 3ª) dobramento.
c)Representa a evolução de um relevo dobrado, com grande deformação.
d)São manifestações típicas de um movimento tectônico que ocorre somente em áreas de rochas sedimentares areníticas.
e)Apresentam o resultado de forças centrais que podem ocorrer em uma estrutura rochosa sedimentar que possui grande plasticidade.

COMENTÁRIO – GABARITO – C

Questão passiva de ser NULA, pois o bloco diagrama deixa claro que se trata de um movimento vertical denominado de Epirogênese, pois na figura 2 esta mostrando claramente uma Diáclase ou Fratura, originando assim respectivamente um HORST(território elevado em relação ao território vizinho por ação de movimentos tectónicos) e um GRABEN (fossa tectônica).

OBS: Questão incorreta pois o bloco diagrama não corresponde ao conceito proposto na alternativa C, cabendo assim pedido de análise e possível anulação. Pois não temos opção correta.

53. URCA/CE (2009.1) Leia o trecho da musica de Vital Farias.
“Num lugar que havia mata
hoje há perseguição
só pra roubar seu chão
castanheiro, seringueiro
já viraram até peão.
[...]
Pois mataram o índio que
matou primeiro
que matou o posseiro
disse o castanheiro
para o seringueiro
que o estrangeiro
roubou seu lugar”
(Vital Faria, Saga da Amazônia).

I.O trecho da música retrata um aspecto do conflito pela terra típicos das áreas de fronteira agrícola do território brasileiro entre os grandes latifundiários que usam a terra para reproduzir seu capital; os trabalhadores agrícolas que tiram da terra as condições mínimas de sobrevivências e os índios que a usam para o fornecimento da caça, pesca e produtos agrícolas.
II.A ampliação das áreas apropriadas por estabelecimentos agrícolas não implica na redução das áreas de sobrevivência das tribos indígenas. Portanto tal ampliação pode ser feita sem conflitos.
III.Entre o latifundiário e o indígena, temos a figura do posseiro, geralmente expulso de seu lugar de origem pela fome, pelo desemprego ou pela invasão de suas terras por latifundiários, que buscam as terras livres; as terras sem donos.
IV.A terra sem dono, entretanto é a terra indígena. O conflito se estabelece: os posseiros matam os índios, derrubam as matas, incorporam novas terras ao mercado. Nesse momento vêm os latifundiários, armados com jagunços e títulos legais que comprovam serem os posseiros meros invasores. Esse é o segundo momento do conflito. Espremido entre jagunços e ordens judiciais, por um lado, e índios por outro, o posseiro geralmente prefere enfrentar os índios, abre novas frente de trabalho, coloca fronteiras em movimentos para ser expulso alguns anos depois.

Após análise do enunciado da questão marque a opção correta:
a) A alternativa I está correta, a II esta errada e III e IV estão corretas e não se completam.
b) As alternativas I e II estão corretas e III e IV se completam
c) As alternativas I, II, III e IV estão corretas e se completam.
d) A alternativa I está correta, a II está errada e III e IV estão corretas e se completam.
e) As alternativas I e II estão erradas e III e IV estão corretas e se completam.

COMENTÁRIO – GABARITO – D

Não concordamos quando o elaborador considera no tópico IV que os títulos apresentados pelos latifundiários após invasão dos posseiros seja legais, pois sabemos que os mesmo são frutos de um esquema ilegal que envolve os grileiros e donos de cartórios que falsificam escrituras de terras devolutas, sendo assim estes títulos não são legais. Diante do exposto não existe alternativa, sendo assim a questão é merecedora de análise e possível anulação.

57. URCA/CE (2009.1) Sobre a chapada do Araripe marque a alternativa INCORRETA:
a) O desmatamento e as queimadas estão alterando o equilíbrio do ciclo hidrológico local, fazendo com que um elevado número de fontes hídricas subterrâneas localizadas no borde da chapada sequem.
b) A especulação imobiliária que leva a uma expansão residencial, aliada a uma urbanização desorganizada em direção a chapada do Araripe no Estado do Ceará, principalmente na zona do cariri (Crato e Barbalha), se constitui, sem dúvidas, num dos maiores problemas ambientais dessa sub-região.
c) Apesar da sua riqueza paisagística natural, a chapada do Araripe é uma das sub-regiões que não tem sofrido impactos ambientais, principalmente em função de forte consciência ecológica e uma eficiente fiscalização ambiental.
d) Muitos sítios, clubes e mansões de particulares têm represado águas originadas das fontes da chapada, modificando assim o escoamento hídrico superficial.
e) A mineração no alto da chapada (Nova Olinda e Santana do Cariri) através da exploração e beneficiamento do calcário laminado, além de alterar a paisagem, causa profunda poluição atmosférica e hídrica.

COMENTÁRIO – GABARITO – C

Não concordamos com a afirmação da alternativa (e) quando coloca os municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda no Alto (topo), que na verdade se encontra na Depressão Sertaneja da Chapada do Araripe a 475 m de altitude, como também o município de Nova Olinda esta a 445 m de altitude e também se encontra na Depressão Sertaneja da Chapada do Araripe. Fonte - GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ - SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEPLAG) - Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Diante do exposto pedimos análise e possível anulação da questão pois a mesma encontra-se com duas alternativas incorretas.

Façam uso dos seus direitos, reinvidiquem, pois assim estaremos melhorando cada vez mais nossa tão estimada Universidade.

Saudações Geográficas!
João Ludgero

Nenhum comentário: