Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

JN vai comemorar os 100 anos da xilogravura

Os 100 anos da xilogravura em Juazeiro do Norte também terão direito à festa junto com o centenário da cidade e do surgimento da Imprensa no município. A xilo foi utilizada pela primeira vez na forma da logomarca do próprio Jornal O Rebate pioneiro da Imprensa local criado com o objetivo de pugnar pela emancipação política. Para tratar do assunto, os professores Geová Sobreira, da Universidade de Brasília, Daniel Walker e Renato Dantas se reuniram com o Secretário de Turismo e Romaria, Jo sé Carlos dos Santos, no Memorial Padre Cícero.

Os detalhes da programação estão sendo decididos, mas está certo que a mesma terá oficinas de xilogravura, palestras e exposições. O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar de Carvalho, será o responsável pela organização. O grupo, entretanto, quer mais ainda e discute a possibilidade da editoração de um livro reunido trabalhos de todos os xilógrafos de Juazeiro do Norte. O professor Geová Sobreira ficou feliz com a idéia por ser grande pesquisador sobre o tema.

Recentemente, ele relançou um livro da sua autoria intitulado "Xilógrafos de Juazeiro" e se comprometeu em colaborar com a iniciativa. Em setembro de 2007, o professor da UnB promoveu, no Memorial Padre Cícero, o evento "100 anos da Xilogravura Ilustrando a Literatura de Cordel". Agora, a festa centenária da presença da xilo em Juazeiro vai atrair pesquisadores, admiradores e artistas num ambiente de estudos e debates previsto para o dia 18 de julho deste ano. Na data, completa 100 anos que O Rebate circulou pela primeira vez trazendo a logomarca em forma de xilogravura.

Nenhum comentário: