Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Reitor e Pró-Reitores fazem avaliação de projetos e atividades desenvolvidas na URCA




Estiveram reunidos recentemente todos os que fazem a administração superior da Universidade Regional do Cariri (URCA), durante encontro no Hotel Encosta da Serra, em Crato, para avaliação dos projetos e atividades realizadas em 2008, perspectivas para 2009 e os projetos prioritários que vêm sendo desenvolvidos pela Universidade durante a administração.

Todos os Pró-Reitores fizeram uma explanação dos trabalhos que vêm sendo desempenhados junto às suas respectivas administrações. Uma avaliação positiva foi feita pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, - PRODUN, principalmente a partir das novas obras postas em prática pela URCA, a exemplo do Restaurante Universitário, que está prestes a ser concluído, já com equipamentos para o seu funcionamento adquiridos, inauguração do Salão da Terra, recuperação de espaços, melhorias dos banheiros, viabilização de infra-estrutura, estão entre os projetos acompanhados por esta Pró-Reitoria.

A Pró-Reitoria Especial de Supervisão , Integração e Qualidade – PROESIQ, criada através de portarias do CEPE e do Consuni, em 2007, com o objetivo de fortalecer e qualificar os cursos de graduação existentes em diferentes municípios; efetivar um processo de integração funcional e institucional dos cursos, com políticas de melhorias, foi outro a ter suas atividades apresentadas ao Reitor, Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-Reitora, Otonite Cortez.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido naquele setor, além do crescimento pela procura para o ingresso nos cursos, principalmente após a gratuidade oferecida pela URCA, no Campus de Iguatu. Mesmo antes de acontecer esse processo em Campos Sales, que começa a ser aplicado a partir de março deste ano, os alunos começam a procurar aquela Unidade Descentralizada. A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis destacou os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no sentido de promover a integração da classe estudantil e dos projetos executados, um deles da carteira funcional para os estudantes.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que recentemente teve o seu novo Pró-Reitor Empossado, O Professor Doutor Álamo Feitosa, fez uma breve explanação das atividades e novos projetos a serem desenvolvidos pela Pró-Reitoria, inclusive com a reativação do Comitê de Ética. O fortalecimento e criação dos cursos de mestrado para instituição é uma das metas da administração superior da URCA. O Professor aproveitou para anunciar a aprovação do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Biodiversidade do Semi-Árido, em conjunto com universidades do Piauí e Pernambuco. Com isso, será garantido um repasse de R$ 197 mil, para ser administrado durante três anos no desenvolvimento de atividades e consolidação e fortalecimento das atividades nessas áreas.

Os projetos desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, em diversos setores, abrindo espaço para os idosos, bonequeiras, artes, inclusão com os detentos, cursos direcionados a vários públicos, a exemplo do de economia familiar para os agricultores, dentre outros trabalhos, foram apresentados pela PROEX. Também foi destacado o projeto Prevest, no intuito preparar estudantes para o vestibular.

A URCA conta atualmente com 16 cursos de nível superior, especialização e um em nível de mestrado, de Bioprospecção Molecular. Ainda foi salientado o projeto do Finep, com investimentos da ordem de R$ 2.397,850. Toda a infra-estrutura está sendo avaliada por uma equipe da própria universidade. Nessa quantia, estão incluídos os valores destinados a compra de equipamentos para serem utilizados durante as pesquisas. São atualmente 116 projetos de pesquisa sendo desenvolvidos pela Instituição, contemplados com bolsas de iniciação científica e 49 grupos de pesquisa. Uma das metas desta Pró-Reitoria é ampliar o número de bolsas de iniciação científica e mestrado.

Nenhum comentário: