Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 10 de março de 2009

Conferência debate Formação em Gênero e Feminismo

Em homenagem ao dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense (CMDMC) realiza a 1ª Conferência de Formação em Gênero e Feminismo do município. O evento começou no domingo, dia 8 e se estenderá até o próximo dia 14, no pavilhão da Urca, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, em Crato.

O principal objetivo é discutir a violência e opressão contra a mulher. A conferência surgiu como tentativa de fomentar as múltiplas discussões de gênero na cidade cratense. Entre os temas enfatizados estão o fortalecimento do Conselho da Mulher e a relação da mulher com a sexualidade, etnia, violência, trabalho e política.

A iniciativa de promover a conferência foi fortalecida pelo último caso de violência contra a mulher, que aconteceu em 27 de fevereiro, quando Rubens Gadeas, matou sua própria esposa, Cleide Farias Gadeas e o pai dela, Cícero Antônio Farias, no bairro Muriti, em Crato. Com este homicídio, subiu para 14, o número de mulheres assassinadas na região do Cariri.

O crime motivou a realização de uma manifestação popular no dia Internacional da Mulher. O Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cearense, juntamente com os familiares de Cleide Farias Gadeas fizeram um protesto contra violência na Praça da Sé de Crato. Na segunda-feira, 9, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do Crato.

Por Wilson Rodrigues
Repórter
Jornal do Cariri/Rádio Tempo FM

Um comentário:

Cordelirando disse...

Caros amigos,
Daqui de Salvador, onde me encontro desde 2007, para fins de cursar doutorado, remeto meus cumprimentos e aproveito para dar-lhes notícias:
Acabo de chegar de Sao Paulo onde fui prestigiar um show da cantora paraibana Socorro Lira (www.socorrolira.com.br) que, na ocasião (dia 11/março/2009), no SESC Consolação, exibiu uma performance emocionada e cantada do meu cordel intitulado MARIA DE ARAÚJO E SEU LUGAR NA HISTÓRIA (ou a Beata Beat Cult). Este cordel na íntegra encontra-se no meu blog www.cordelirando.blogspot.com
Trata-se de uma tentativa de resgatar pela literatura popular ''o verdadeiro lugar de maria de araújo''...foi publicado pela primeira vez em 2005, pelo SESC JUAZEIRO, mas elaborado na Lira Nordestina.
A referida cantora gravará o show em DVD no inicio de abril na cidade de Salvador. Envidarei esforços no sentido de que tal espetaculo possa ir para nossa cidade.
Desejo contar com o vosso apoio.
Atenciosamente,
Salete Maria