Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

Professores caririenses reivindicam melhores condições de trabalho


Nina Luiza Carvalho

Nosso limite é até o dia primeiro de abril!”. Foram com essas palavras que a professora e diretora de relações públicas do sindicato, Jaqueline Filgueira encerrou a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Barbalha.

A plenária foi realizada para discutir o Plano de Cargos e Carreira dos professores do município, que ainda não foi aprovado pelo Prefeito José Leite. A tentativa de negociação vem ocorrendo desde agosto de 2009 e até o momento da Audiência nada ainda tinha sido acordado.

De acordo com Roque Melo, assessor da Associação dos Professores dos Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), é lei se destinar 60% do Fundeb para o salário dos professores e os 40% restante, às condições estruturais da educação. Segundo ele, cargos temporários, caso não haja lei municipal para tal, é crime. “O certo é repor as lacunas com o próprio quadro de professores da secretaria de Educação. Não admito a prefeitura dizer que não há verbas para o PCC”, argumentou.

Jaqueline afirmou que está tentando, junto com a secretaria de Educação, entrar em um acordo. Para isso, estão revendo a folha de pagamentos dos professores para saber como podem enxugá-la e entrar em um acordo. “A aprovação do PCC será com data retroativa a janeiro de 2010, conforme nossas reivindicações”, afirmou a mesma.

A secretária de Educação, Betilde Correia, afirma que junto com o sindicato dos professores encontrará uma solução beneficiária a todos. “Quanto ao PCC, estamos juntos com o Sindicato analisando todas as situações para se chegar a um ponto final, mas dentro das condições do município cumprir com a folha de pagamento”, relatou.

O objetivo para esta parceria com o sindicato é elaborar dois projetos que não causem grande impacto na folha de pagamento. Depois, as duas propostas serão avaliadas e, havendo consenso, será enviado para apreciação e votação no poder legislativo.

Com mais de três horas de duração, a audiência pública terminou sem solução para o PCC. O prefeito ainda não mandou o Projeto para a Câmara, Sindicato e Secretaria ainda estão em acordo. E a ameaça de greve geral paira na cidade
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: