Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

URCA pode ser rebaixada a centro universitário

Wilson Rodrigues

A Universidade Regional do Cariri (URCA) corre o risco de perder o porte de Universidade, para ser um mero Centro Universitário. Quem dá o aviso é o presidente do Sindicato dos Docentes (Sindurca), Francisco Augusto Nobre. Explicou Augusto que o projeto de reforma universitária, que deverá ser aprovado no Congresso Nacional até o final de 2010, só considera universidade as instituições que tenham pelo menos 20 cursos regulares com quatro de mestrado ou doutorado, o que não é o caso da Urca, que tem 16 cursos e apenas um de mestrado. O presidente do Sindurca disse que há uma carência de 155 professores efetivos para repor as demandas e manter funcionando os 16 cursos. Augusto revelou que ouviu da subsecretária de Ciência e Tecnologia do Estado, professora Teresa Lenice, que o governador Cid Gomes está decidido não ampliar as três universidades estaduais (Urca, Uva e Uece). Augusto defende uma mobilização regional na tentativa de sensibilizar o governo para não deixar a Urca perder o status de Universidade.

A vice-reitora, professora Otonite Cortez, esclareceu que está previsto um encontro dos reitores das três universidades estaduais com o governador, para tratar do assunto. Disse ela que Cid Gomes vem atendendo todas as reivindicações feitas pela reitoria, inclusive, dobrando os repasses de custeios que em 2006 eram de R$ 21.135.885,00 e em 2010, aumentou para R$ 45.256.829,00. Otonite acredita que o governador não vai deixar a Universidade Regional do Cariri se transformar em Centro Universitário, “até porque, o projeto de reforma universitária ainda está em discussão, sujeito a modificações”.

A vice-reitora disse entender a preocupação do Sindurca, mas discorda no número de cursos regulares divulgado pelo Sindicato dos Docentes. “A Urca tem 16 cursos, mas, são 18 títulos quando somamos o de edificações que está inserido ao curso de Topografia e Estrada. O mesmo acontece com o curso de bacharelado em biologia irmanado com o de licenciatura biológica”, finalizou a vice-reitora.
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: