Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Feira “Ceará Faz Ciência” será realizada hoje na RFFSA

Será realizada na tarde de hoje, dia 13, no largo da RFFSA, em Crato a Feira do 'Ceará Faz Ciência'. O projeto de popularização da Ciência e Tecnologia pré-selecionou 25 trabalhos da região, que serão expostos em evento, a partir das 16 horas. A Região do Cariri teve 66 projetos cadastrados. Dentre os 25 projetos pré-selecionados está o de estudantes de Barbalha, que vem transformando o caldo do cana-de-açúcar em pó, utilizando o processo de secagem por camada de espuma. O método apresenta vantagens, pois caracteriza-se como simples e de baixo custo.

Outro trabalho aborda a criação de um aplicativo para smartphones e tablets denominado Araripe´s Fossils Mobile, que facilita a busca por informações sobre paleontologia na Chapada do Araripe. A ideia partiu da necessidade que os pesquisadores do mundo inteiro têm em pesquisar informações muitas vezes restritas a publicações locais.

Um sistema para semáforos temporizados que utiliza energia fornecida por placas fotovoltaicas (Solar) é o trabalho de alunos de Iguatu. O fornecimento direto da rede de distribuição só alimenta o semáforo caso a outra forma de alimentação não esteja disponível.

Programação – Além das exposições dos melhores trabalhos da Região do Cariri, o evento terá diversas atividades paralelas, que enriquecerão a programação e terão como objetivo o despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.

Todas as feiras contarão com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece, com a parceria do CNPq. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.
A Secitece também irá apresentar projetos de destaque na área desenvolvidos por suas vinculadas, como uma mini-usina de biodiesel, do Nutec, e uma mini-estação para coleta de dados meteorológicos, da Funceme.

As universidades estaduais também estarão presentes nos eventos, com a exposição do “Concreto Translúcido”, criado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e uma mostra do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca). O Geopark está localizado no sul do Ceará e possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade.

O Instituto Centec, através do Centro de Formação de Instrutores (CFI), levará exposição sobre Marie Curie, cientista que foi Prêmio Nobel em Química em 1911. Ela estará sentada com vestido preto numa réplica do laboratório onde realizou os experimentos que a levaram à descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio.

Haverá ainda exibição de documentários produzidos pela Funcap para divulgação científica e dos principais cientistas cearenses. Em cada edição será realizada ainda uma Mostra Cultural, com a exibição de talentos artísticos das regiões.

Na ocasião, será feito o lançamento, na região, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que abordará o tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".

Premiação para professores e alunos - Serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dentre os prêmios estão tablets, MP4 e jogos educativos. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq durante um ano.
Os professores vencedores em cada uma das três categorias também ganharão netbooks. Os projetos vencedores serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral, Tauá e Crato, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe/Urca e Seduc.

Agende-se!
Feira do Ceará Faz Ciência na Região do Cariri:
13 de junho - Crato (Praça da Refesa)
*A feira terá início às 16 horas.
Mais informações: http://www.sct.ce.gov.br | (85) 3101.6466 – 8724.2435 – 8877-9710


ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Nenhum comentário: