Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 20 de maio de 2008

Coluna de Donizete Arruda



Pegadas do meu garoto
A Polícia Federal investiga na Região do Cariri um novo chefão do contrabando. A novidade é a conotação política desse escândalo que se avizinha. Esse contrabandista novato tem relações influentes e se considera protegido e livre da PF. Assim, esse bandido travestido de filho de político importante do Cariri tem viajado para os Estados Unidos e outros países como o Paraguai, sempre retornando com a bagagem cheia de muamba, que no maior descaramento é todo revendido no Sul do Ceará.

Roupa suja
O ex-vereador Valdetário Brito está disposto a processar na Justiça o presidente do Incra, Amadeu de Freitas, que andou falando demais. Freitas teria acusado Brito de ter recebido vantagens pecuniárias para abandonar a corrente petista Democracia Socialista e se agregar a outra tendência. Essas acusações foram formuladas sem a apresentação de nenhuma prova. Valdetário Brito ainda está disposto a travar uma guerra interna no PT, abrindo uma representação contra Amadeu de Freitas para que ele comprove o que disse. Essa guerra comprova que o PT do Crato está rachado e a relação de Freitas com Valdetário agora se resolverá nas barras do Poder Judiciário.

Dúvida cruel
O presidente municipal do PSDB de Juazeiro do Norte, Wilton Almeida, é um homem atormentado. Em passado recente, era homem de total confiança do deputado federal Manoel Salviano. A intimidade entre eles era absoluta. Não havia segredo entre os amigos e aliados. Agora, Wilton Almeida exerceu a chefia de gabinete do prefeito Raimundo Macedo. Almeida já deixou o cargo para disputar as eleições. Raimundão e Salviano travam uma disputa onde vale tudo pela indicação de prefeito. E o juiz desse confronto é justo Wilton Almeida, a quem caberá decidir se a votação será aberta, em cédula de papel ou em urna eletrônica. Cada proposta dessas é apoiada ou vetada pelos candidatos. A palavra final caberá a Wilton Almeida, que decidirá pela velha amizade a Salviano ou pelo pragmatismo de manter o emprego na administração de Raimundão.

Alunos sem transporte
O Ministério da Educação divulgou uma relação com 25 prefeituras do Ceará que não prestaram contas dos recursos recebidos no ano passado. Somente um município do Cariri, Milagres, está nessa relação. E assim, o FNDE, órgão do MEC que é responsável por fazer as transferências para as contas da prefeitura, não fará o repasse para Milagres. Uma punição aos estudantes que ficaram sem meios de se deslocar de suas casas até as escolas onde estudam. O Ministério Público deveria abrir uma investigação em Milagres para saber o que houve para a prefeitura não ter prestado contas.

Símbolo de fortuna
O jovem empresário Mauro Macedo, filho do prefeito Raimundo Macedo, é hoje detentor de um patrimônio invejável que o possibilita se lançar na política independente do prestígio do pai. Mauro Macedo tem visitado cidades do Cariri, e firmado acordos políticos. Em Potengi, Mauro Macedo tem candidato e acredita que o elegerá. Com poder financeiro e coragem para investir na política, Maurinho se prepara para se eleger deputado estadual em 2010.

Fumaça branca
O candidato do governador Cid Gomes a prefeito de Juazeiro do Norte deverá ser mesmo o petista Manoel Santana Neto. O acordo foi fechado em Fortaleza no Palácio Iracema, sede do Governo Cid Gomes. Na aliança, caberia ao PMDB a vaga de vice, que deverá ser a deputada Ana Paula Cruz. O PSB, que imaginaria indicar Roberto Celestino para esse posto, seria contemplado com espaço na administração. Santana ainda poderia ter o apoio do deputado federal Manoel Salviano, se esse for derrotado por Raimundo Macedo na disputa pela candidatura dentro do PSDB.

Raimundão de cara feia
Ao embarcar para Fortaleza, na quarta passada em plena madrugada, o prefeito Raimundo Macedo tinha cara de poucos amigos. Estava insatisfeito com reportagem do Jornal do Cariri, onde ele atacava duramente a imprensa do Cariri, qualificando-a de “ rasteira” só porque abre espaço para mostrar suas eventuais peraltices. Agora, ficou complicado para Raimundão continuar falando que é criticado e não tem espaço para se defender.

Prego batido
O prefeito Raimundo Macedo tem dito aos quatro ventos ter fechado um acordo com o presidente regional do PMDB, deputado Eunício Oliveira. A aliança não seria restrita apenas a Juazeiro do Norte, mas envolveria também apoio à candidatura do todo-poderoso homem de Raimundão, Adailton Macedo, a prefeito de Aurora. A ser verdade as declarações de Raimundão sobre a junção de sua família com o PMDB de Eunício, o atual prefeito Carlos Macedo perderia seu velho aliado no sonho para fazer seu sucessor.

Disse me disse
• O filho do deputado Welington Landim, Guilherme, acadêmico do quinto ano de medicina será mesmo o candidato do PSB a prefeito de Brejo Santo.
• O superintendente do Incra, Amadeu de Freitas, está preocupado com a sua superexposição. A amigos confidenciou que o envolvimento na operação para rifar a candidatura Valdetário Brito no PT do Crato pode atrapalhar seu trabalho à frente do órgão que preside. Mesmo desgastado, insistirá na aliança PV-PT.
• O presidente do PSB do Crato, Francisco Bacurau, revelou que é irreversível a candidatura do deputado Sineval Roque a prefeito. Segundo Bacurau, o governador Cid Gomes articula para colocar André Barreto no palanque de Sineval.
• Desculpe a ignorância, quem é o meu garoto contrabandista procurado pela Polícia Federal no Cariri?




Coluna do jornalista Donizete Arruda
Publicada na edição de hoje do Jornal do Cariri

Nenhum comentário: