Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Equipamento amplia exame de HIV no Cariri

O tratamento de Aids no Cariri ganha um reforço com um equipamento para medir a carga viral CD4 dos pacientes portadores de HIV e detectar a existência do vírus em crianças filhas de mães portadoras do vírus. O equipamento “Citometria de fluxo laser”, de mais de US$ 200 mil, será cedido pelo Ministério da Saúde, como resultado de um trabalho desenvolvido por profissionais de saúde do município, tendo à frente a infectologista Ângela Gimbo, ex-coordenadora do Programa DST/Aids e da parceria das secretarias de Saúde do Estado e do município. Em 2005, foi inaugurado o Bloco de Infectologia.

O aparelho será instalado no Laboratório Central de Juazeiro. No local, são realizadas reformas para receber o equipamento, nos próximos 60 dias e estará voltado, principalmente, para a realização de testes em crianças, auxiliando na detecção mais rápida e no tratamento. Em Juazeiro, há algumas crianças que estão expostas ao vírus, pela ausência de equipamentos para detectar a doença. A alternativa nesses casos é encaminhar o exame para Fortaleza, mas há grande dificuldade, conforme o secretário de Saúde, Micaelce Santana.

Ele afirma que a Prefeitura vai entrar com apoio financeiro para instalação do equipamento e o Estado com o prédio. Os exames serão feitos em toda macrorregional, incluindo cidades do Interior de Pernambuco, como Exu. Em Juazeiro, há pacientes daquela localidade. Atualmente, 320 pacientes em acompanhamento na cidade ainda não desenvolveram a doença, mas estão em acompanhamento e 120 estão infectados. A maior parte dos pacientes é de Juazeiro, conforme enfermeira do Bloco de Infectologia. Cerca de 60%, e há um número maior de mulheres infectadas. O atendimento dos pacientes também não se restringe apenas a Juazeiro.

Segundo o secretário, esse é o terceiro aparelho do gênero em todo o Interior do Nordeste. Ele afirma que as instalações para o equipamento de grande sensibilidade são diferenciadas. “Juazeiro terá um suporte maior. Antes o sangue era enviado para Fortaleza e ficávamos aguardando o resultado para iniciar o tratamento”, diz a enfermeira Janiere Maciel Mendes, coordenadora do Programa DST/Aids.

Infectologia

O Bloco de Infectologia, localizado no Hospital Santo Inácio, é o local para tratamento de doenças infecto-contagiosas na cidade, mas desde que foi inaugurado, não houve internamento de pacientes, que são repassados para os blocos do próprio hospital. No local também são repassados os medicamentos. Desde que foi instalado na cidade, representou avanço importante no tratamento da Aids, onde também há coordenação de uma faculdade de Juazeiro e estudantes realizam período de estágio.

Há mais de um ano, o local se encontra sem um psicólogo. Há necessidade de um auxiliar de Enfermagem. Um infectologista e uma enfermeira realiza atualmente o acompanhamento dos pacientes. Não se sabe informar porque o local não realizou internamentos até o momento. Arlene Bezerra, enfermeira da infectologia, afirma que com certeza o aparelho será importante.

Isso, segundo Arlene, irá não somente prestar um serviço de antecipação no tratamento, mas evitar que haja transmissão. Ela ressalta que o crescimento no número de pessoas infectadas em Juazeiro tem sido motivo de preocupação e para isso é importante intensificar o trabalho educativo.

A idéia, de acordo com Janiere, é dar funcionalidade na área de internamento ao setor. Esse funcionamento, ressalta, é providenciado com toda a equipe. Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids, a medição viral é a determinação direta da quantidade de HIV no sangue de um paciente. “É medida a quantidade de cópias HIV por mililitro de plasma sangüíneo. A carga viral é um marcador muito preciso para o progresso da infecção, sendo hoje em dia o indicador mais importante da eficácia da terapia antiretroviral ou da necessidade de alterar, ou não, a terapia que se utiliza”, explica.

Conforme Janiere Maciel, o objetivo da terapia é atingir uma carga viral mais reduzida possível. O CD4 ou células T4 é um tipo especial de glóbulos brancos que desempenham um papel importante e central no sistema imunitário do corpo do ser humano portador.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte/ Programa DST/Aids
Rua José Marrocos, s/n, Bairro Santa Teresa
(88) 3512.3396

Publicado no Jornal Diário do Nordeste, edição de hoje!

Nenhum comentário: