Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Polêmica sobre o pau da bandeira



Reaberta a polêmica em torno do corte do pau da bandeira da festa de Santo Antônio de Barbalha que tradicionalmente é iniciada no primeiro domingo de junho, com o carregamento do pau da bandeira, e termina no dia 13, data consagrada ao padroeiro da cidade. Na audiência pública realizada, ontem, no Fórum do Município, com a presença da promotora de Justiça Efigênia Coelho Cruz, foi discutido o Termo de Conduta apresentado pelo chefe da Unidade de Conservação Federal da Área de Proteção Ambiental do Araripe, Jackson Antero, fazendo exigências para o corte do pau.

Segundo o relatório elaborado pelo Instituto Chico Mendes, que esteve no sítio São Joaquim, local onde a árvore é cortada, serão obedecidas as seguintes determinações: Que o corte do pau (angico) seja feito sob responsabilidade da fábrica de cimento Itapuí, proprietária da área. A madeira deve ser cortada com uma serra e puxada com um trator até a chamada "cama do pau", local em que o tronco é colocado para secar a fim de ser transportado pelos devotos de Santo Antônio na abertura da festa.

O documento exige ainda que o corte seja feito na segunda-feira (21), com o acompanhamento de uma equipe da Área de Proteção Ambiental do Araripe, com o número mínimo de cortadores. O termo de conduta exige ainda o cumprimento do compromisso assumido no ano passado de que seria utilizado um só pau para todas as festas do Município.

Por fim, o documento responsabiliza a fábrica Itapuí por eventuais danos causados ao meio ambiente. A negociação parou nesta exigência. A direção da fábrica não se comprometeu a assumir a responsabilidade. O impasse foi parcialmente resolvido com um telefonema do prefeito de Barbalha Rommel Feijó se responsabilizando pelos danos causados ao meio ambiente.

O "Capitão do Pau" Rildo Teles Cardoso saiu da reunião com a incumbência de solicitar um documento da direção da Itapuí, repassando a co-responsabilidade pelo corte do pau à Prefeitura de Barbalha. Se tudo correr bem , o pau será cortado segunda-feira . Mas o impasse não está resolvido. Houve apenas um pequeno avanço, diz Cardoso. A promotora de justiça de Barbalha adverte que "a lei existe para ser cumprida".

"É a primeira vez que isso acontece. O corte do pau sempre ocorreu no domingo", lembra Rildo Teles, advertindo que está sendo quebrada uma tradição de 80 anos" "Em nome dessa tradição estão degradando a Área de Proteção Ambiental” , reage o chefe da Unidade de Conservação Federal da APA-Araripe, Jackson Antero de Sousa, esclarecendo que a destruição não está restrita apenas ao corte do pau. "Queremos impedir a farra do corte".

Fonte: Site Miséria
Imagem: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=213415

Nenhum comentário: