Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Adriana Calcanhotto pela primeira vez no Cariri




A cantora gaúcha Adriana da Cunha Calcanhotto tem 19 anos de carreira e já é considerada um dos principais nomes da música popular brasileira. Filha de artistas, (o pai era baterista e a mãe bailarina) começou a tocar instrumento aos seis anos de idade, quando ganhou um violão do seu avô, pois já era nítida a aptidão da menina para a música.

A carreira começou em Porto Alegre, nos barzinhos da capital Gaúcha. Logo veio o primeiro disco, Enguiço, lançado em 1990 pela gravadora CBS. O primeiro sucesso foi “Naquela Estação”. A partir de então a carreira deslanchou e sua voz suave ficou conhecida em todo Brasil.

Em 2004, ela lançou o álbum Adriana Partimpim, uma seleção de canções para crianças, o título do CD é um apelido de infância e por este trabalho Adriana recebeu os prêmios “Faz Diferença” do jornal O Globo, e, na categoria “Melhor Disco Infantil”, o Prêmio Tim, recebeu também um Disco de Ouro, por ter vendido mais de 100.000 cópias no Brasil.

Após um tempo reclusa, Adriana volta à cena da música popular brasileira em 2008. E é no Cariri que ela lança o seu mais novo trabalho, “Maré”, que tem como tema, mais uma vez, o mar. As canções são distribuídas em 11 faixas relembrando grandes nomes da música brasileira como Cazuza, Waly Salomão e Dorival Caymmi.

A cantora se diz apaixonada pelo mar, mas além de cantar a beleza da maré, Adriana faz também ode ao amor. O Romantismo está presente em algumas faixas, pois as baladas românticas de Adriana Calcanhoto já foram várias vezes tema de muita história de amor nas telinhas e na “vida real”.

Composições de artistas consagrados como Marina Lima, Cid Campos, Péricles Cavalcanti, Arnaldo Antunes, Torquato Neto e Caetano Veloso, também são retratadas no novo disco da cantora.

Adriana já fez trabalhos brilhantes e inesquecíveis como, Enguiço (1990), Senhas (1992), A Fábrica do Poema (1994), Marítimo (1998), Público (2000), Cantada (2002) e Maré (2008). Além destes trabalhos, a cantora também assina Adriana Partipim (2004).

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: