Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Estrada da Arajara com crateras e sem prazo para reformas

Os moradores do Arajara, distrito de Barbalha, estão preocupados com a proximidade do período chuvoso, característico dos primeiros quatro meses do ano na região do Cariri. O motivo é o estado deteriorado que se encontra a CE386, rodovia que dá acesso ao vizinho município do Crato.

Em alguns trechos é possível encontrar muitos buracos e rachaduras. Na altura do km 54, uma cratera de 40 metros de extensão e 6 metros de profundidade, está tirando o sossego das famílias que residem nas proximidades. Os riscos para os motoristas e transeuntes são constantes. Crianças e adultos que precisam transitar pelo local dividem um pequeno espaço de três metros com carros e motos. O buraco fica entre uma curva e outra da estrada, aumentando ainda mais o perigo. O agricultor Audísio Teixeira do Nascimento, morador da localidade, afirmou já ter presenciado muitos acidentes, mas está muito preocupado com o que pode acontecer com as próximas chuvas. “Se nenhuma providência for tomada com urgência, a estrada será partida ao meio”, adverte o morador.

O buraco avança em direção as residências e já causou rachaduras nas paredes e no piso da casa de Carlos Alberto do Nascimento. A residência fica à apenas 6 metros do abismo. Temendo um acidente, Carlos, pai de 3 crianças, deixou a sua casa e foi morar de aluguel na cidade. Além de ter que abandonar seu imóvel, ele perdeu um criatório com dois mil peixes que ajudava no sustento da família e ficava à apenas 50 metros da cratera. Angustiado o morador afirmou que vai entrar na justiça com uma ação indenizatória contra o Estado.

O gerente do 10º Distrito Operacional do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) Luís Salviano, confirmou que são três os locais de afundamento de solo na CE 386, sendo o do Km 54, o mais critico. Luiz Salviano disse ainda que as medidas que serão tomadas para revitalização da estrada. “Está em fase de conclusão um projeto que vai solucionar definitivamente o problema com execução de infra-estrutura mais resistente e capaz de dar maior estabilidade. No mesmo projeto consta o recapeamento asfáltico dos 26 quilômetros da CE, que compreende Crato a Barbalha”, ressalta o gerente do DER que não soube precisar quando as obras vão começar.

Nenhum comentário: