Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 4 de maio de 2008

Homenagem a Nossa Senhora de Fátima no Interior



Novenas, celebrações, visita da imagem peregrina e procissões. São homenagens que os fiéis prestam, neste mês de maio, a Nossa Senhora de Fátima no interior do Estado. Padroeira do município de Banabuiú, no Sertão Central, a Virgem Maria com esse título está sendo celebrada desde a última quinta-feira quando começou o novenário na igreja matriz. Em Crateús, a 401 quilômetros de Fortaleza, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegará no próximo dia 13 e visitará diversas comunidades rurais até o dia 31 deste mês. Católicos de outras cidades cearenses também organizam a coroação da Mãe de Deus no último dia de maio.

O pároco Francisco Clodoaldo de Farias, de Banabuiú, foi quem abriu as comemorações no último dia 1º com uma celebração eucarística, às 18 horas. Nesse mesmo horário, até o próximo dia 13, vai ser realizada a novena em honra de Maria, Mãe de Jesus, na igreja matriz. No dia 13, quando se recorda os 91 anos da primeira aparição de Nossa Senhora (segundo a Igreja Católica) aos pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta, em Fátima (Portugal), haverá missas durante o dia e procissão à tarde, pelas ruas do Centro da cidade. Para o dia 31 deste mês, estão programados um bingo e a coroação da imagem representando a Virgem Maria.

O povo católico da Diocese de Crateús aguarda, no próximo dia 13, às 17 horas, a chegada da imagem peregrina que vem de Fátima. Haverá carreata e missa campal em frente à Catedral da Sé, presidida pelo bispo diocesano, dom Jacinto Sobrinho. Em seguida, vigília de orações até o amanhecer. Todos os dias, até o último do mês, a imagem visita as igrejas da sede e os distritos como Ipojuca, Curral do Meio, Várzea Grande, Cacimba do Meio, Carrapateira e Queimadas.

Festa em outubro
Nossa Senhora de Fátima também é padroeira da cidade de Itarema, no Litoral Oeste do Estado. Mas os festejos só ocorrem no mês de outubro quando ocorreu a última aparição da Virgem Maria às crianças portuguesas, de acordo com a Igreja Católica. Os festejos ocorrem de 1º a 13 de outubro também com novenário, missas, eventos sociais e procissão.

Naquele município, a 276 quilômetros de Fortaleza, outra grande festa dedicada a Maria é a de Nossa Senhora da Conceição no distrito de Almofala, no mês de dezembro. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1712 e soterrada por uma duna móvel em 1897, ressurgindo entre 1940/43. Foi restaurada e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1982, e é apontada como o mais belo templo sacro do século XVIII.


FIQUE POR DENTRO

- Nossa Senhora de Fátima é uma das designação pela qual é conhecida, na religião católica apostólica romana, a Virgem Maria, Mãe de Jesus. Os católicos festejam as aparições, durante meses seguidos, para três crianças em Fátima, localidade portuguesa, em 1917.

- A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, ou a combinação dos dois nomes, dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria haveria se identificado.

- As crianças, Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917 quando pastoreavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, em Portugal.

- Segundo relatos, por volta do meio-dia do dia 13, depois de rezarem o terço, as crianças teriam visto uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir embora, mas, logo abaixo, outro clarão teria iluminado o espaço. Então viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol".

- A Virgem teria dito às três crianças que era preciso rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo local no dia 13 dos próximos cinco meses. As três crianças assistiram a outras aparições em 13 de Junho, 13 de Julho e 13 de Setembro. Em Agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, a 500 metros de Aljustrel, porque elas tinham sido levadas para Vila Nova de Ourém pelo administrador do Concelho, dia 13 de agosto.

- Em 13 de Outubro, estavam presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas. A Virgem Maria teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário", e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em Julho e Setembro.

- Segundo os testemunhos, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia ser visto sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. Tal fenômeno foi testemunhado por muitas pessoas, até mesmo distantes do lugar da aparição.

- Nossa Senhora teria revelado três segredos às crianças: a visão do Inferno; a punição do mundo e o terceiro só foi revelado por Lúcia em 1981 ao Papa João Paulo II. Seria o atentado àquele Papa ocorrido no dia 13 de maio daquele ano. Segundo o documento revelado pela igreja: "Irmã Lúcia concordou com o Papa, dizendo que foi a mão da Virgem que guiou as balas e fez João Paulo II sobreviver ao atentado".

Fonte: Banco de Dados

Jornal O Povo

Nenhum comentário: