Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 4 de maio de 2008

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Foguetes, satélites, estrelas e planetas... É essa a temática da XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que já está na 11ª edição. Esse ano, 2.052 escolas cearenses se inscreveram na OBA, um aumento de 192% em relação a 2007. O Ceará superou a participação de São Paulo. O número de escolas cadastradas representa 21% do total de escolas do estado.

As provas serão realizadas dia 9 de maio. Em todo país, 15.592 escolas se cadastraram. A expectativa dos organizadores é que 400 mil estudantes participem da olimpíada.

A novidade desse ano é a distribuição das provas em braile para os alunos portadores de deficiência visual. No ano passado cerca de 350 mil alunos participaram da OBA, sendo que 43,3 mil eram do Ceará.

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas ou privadas em todo o País. A inscrição deverá ser feita em escolas previamente cadastradas, podendo ocorrer até a véspera das provas, a critério do professor responsável pelas atividades da OBA em cada escola. Não é necessário o aluno estudar na instituição que irá se increver. Para saber quais escolas estão cadastradas basta acessar o site:www.aeb.gov.br/oba.

A OBA tem o objetivo de divulgar a Astronomia e as atividades espaciais a estudantes em todo País. A gerente do Programa AEB Escola, Ivette Rodrigues, uma das organizadoras do evento, explica que as questões das provas são elaboradas de forma a levar conteúdos informativos tanto a alunos como a professores.

Nenhum comentário: