Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de junho de 2008

FALECEU FREI JESUALDO


Igreja de São Francisco, em Juazeiro do Norte. Foto tirada após a conclusão do templo em 1956.

Faleceu em 25 de maio passado (em Milão, Itália) Frei Jesualdo de Cologno al Serio, cujo nome civil era Ambrósio Ângelo Lazzari. Ele nasceu em 24 de abril de 1919. Ordenou-se em 11 de agosto de 1946 em Milão. Em julho de 1949 veio para Juazeiro do Norte onde permaneceu até 1962, trabalhando na construção da igreja de São Francisco das Chagas, dos franciscanos. Foi vigário paroquial nas cidades de Belém do Pará (1962); em São Luís do Maranhão (1965) e em Barra do Corda (1967), onde foi também diretor do Colégio Nossa Senhora de Fátima. Frei Jesualdo faleceu aos 89 anos.
Em Juazeiro do Norte, no último sábado, dia 31 de maio, aconteceu a missa de sétimo dia pelo seu falecimento. Frei Jesualdo era visto pela população da Terra do Padre Cícero como um “um homem virtuoso, um homem santo”...
Abaixo nota do site www.juaonline.info/:
Juazeiro do Norte chorou a morte de Frei Jesualdo...

A população católica juazeirense recebeu com pesar a notícia do falecimento, aos 89 anos de idade, de Frei Jesualdo de Cologno, missionário italiano. em Bérgamo (Itália), onde residia há vários anos. Ele fixou moradia em Juazeiro do Norte no mês de julho de 1949 para onde veio com o intuito da construção do Santuário de São Francisco, um dos maiores do Nordeste. O grupo de religiosos contava ainda com o Frei Teobaldo de Monticelli (depois substituído por Frei Mirocles de Solzano) e mais os capuchinhos Virgílio de Messejana, Conrado de Palmácia, Leônidas de Torre e Bernardo de Viçosa. Na missão de erguer o Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Jesualdo liderou campanhas para conseguir recursos junto à população e entidades governamentais. Juazeiro deve muito ao sacerdote pelos serviços que prestou ao município, onde fez e deixou um expressivo grupo de amigos e admiradores.
(Demontier Tenório e Daniel Walker. Fotos: Revista do Jubileu de Ouro 1956-2006 do Santuário São Francisco das Chagas de Juazeiro do Norte)

3 comentários:

Unknown disse...

Não sou uma pessoa religiosa, mas reconheci neste homem o amor verdadeiro e sem fronteiras, e nos seus ensinamentos o que mais permaneceu em minha memória é procurar a felicidade a partir de ações que façam a felicidade de seu próximo.

MTavares Imóveis disse...

Com certeza conheci um Santo Frei Jesualdo.

Anônimo disse...

Um homem de Deus que conheci quando criança