Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval ontem, Cristo hoje

Coloquei hoje na seção Pense Nisso, do site, uma reflexão intitulada "Carnaval: quem brinca com quem?". Falei que o Carnaval costuma deixar seqüelas morais e de consciência em quem vai fundo na folia.

De fato. Em muitos crentes hoje, ao recordarem carnavais passados, o que vem à mente são pensamentos sofridos, lembranças de brincadeiras inconvenientes, bebedeiras, imoralidades, vexames, preocupações aos pais e muito mais. E chega à triste constatação: "Puxa, como o Carnaval brincou comigo!", usando aqui o verbo "brincar" no pior dos sentidos.

Mas ao desligar o botão "off" do passado e clicar em "on" do presente, tudo muda! Agora, um alívio por ter escapado dessas coisas, de odiar os prazeres da carne (embora, de modo meio paradoxal, eles ainda dêem algum trabalho para controlar). Agora, alegria por saber que é habitação do Espírito Santo. Um saber longe do teórico, eminentemente prático, transformado numa realidade que entorpece a alma - não de lança perfume, mas de um gozo espiritual extremamente agradável. Que maravilha, ser nova criatura em Cristo!

Durante o descanso desse período, independentemente se estamos num retiro da igreja, num sítio cheio de árvores frondosas, passeando pelo Exterior ou mesmo no rotineiro aconchego do lar, sugiro duas atitudes a permear o nosso coração.

Em primeiro lugar, gratidão a Deus, por ter nos livrado daquelas coisas tão ruins. Faz bem se lembrar de quem nos pregou o Evangelho, da nossa resistência inicial, do sofrido processo de conversão, do dia da entrega a Cristo, dos primeiros irmãos na igreja, do batismo. É gostoso recordar da multidão de coisas benignas que temos encontrado percorrendo o Caminho, bebendo da Verdade e usufruindo a Vida que nos deu esse Salvador maravilhoso. Oh, nosso Deus, muito obrigado por Cristo!

A segunda atitude é um espírito de oração contínua pelos nossos queridos que ainda estão escravizados por um coração endurecido, iludindo-se pateticamente com as misérias do mundo. Quer estejam se degradando ainda mais no Carnaval ou mesmo longe das farras, o fato é que estão sem Cristo. E quem não tem Cristo não tem nada. Oh, Senhor, tem misericórdia dessas pessoas que amamos e estão longe de Ti. Leva-os ao colo do teu Filho amado, como fizeste a nós!

Que Deus nos abençoe e bons feriados!

Nenhum comentário: