Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Giro pelo mundo


Presidente de Israel, Shimon Peres (esq.), se reúne com líder do Likud, Binyamin Netanyahu na residência presidencial




Os dois principais grupos políticos palestinos reagiram de forma distinta à escolha do conservador Binyamin Netanyahu, do Likud, para formar o novo governo israelense, anunciada nesta sexta-feira pelo presidente de Israel, Shimon Peres. O secular Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, mostrou-se disposto ao diálogo, enquanto o grupo radical islâmico Hamas --considerado terrorista pelo atual governo israelense e pelos Estados Unidos-- prevê um período difícil para a paz na região.

Entenda a negociação para definir o novo primeiro-ministro

Netanyahu foi indicado ao fim de dez dias de negociação política, e acabou prevalecendo sobre a atual chanceler e líder do centrista Kadima, Tzipi Livni. A eleição do último dia 10 deixou indefinida a maioria no Knesset (Parlamento de Israel), e Livni recorreu à dianteira que seu partido conseguiu no Parlamento, com 28 cadeiras, para tentar ser a primeira-ministra, mas Netanyahu, cujo partido conquistou 27 assentos, reuniu a maioria de direita em torno de seu nome. Ele tem apoio de 65 dos 120 deputados eleitos, mas ainda tenta atrair a rival para um governo de união. Ela resiste e anunciou que vai para a oposição.

Folha on line

Nenhum comentário: