Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Que se brinque com precauções




O Carnaval é uma festa tão identificada com a população brasileira que nenhum presidente da República, governador ou prefeito mais rigorosos com o serviço público quis marcar expediente para segunda-feira do período, à exceção de atividades essenciais. Nessa data, são decretados pontos facultativos nas esferas federal, estaduais e municipais. O feriado carnavalesco de fato é na terça-feira.

Desde ontem à noite, começou-se a esquentar os tamborins. Entretanto, apesar da ambientação de folia até a madrugada de Quarta-Feira de Cinzas, muitas pessoas vinculadas a serviços essenciais, sejam nas esferas pública e privada, estarão no batente. Entre outras, profissionais de segurança pública, saúde, limpeza urbana e meios de comunicação social, além dos trabalhadores de bares, restaurantes, clubes e cinemas que forem abertos na temporada.

Carnaval é tempo de folia, mas também de preocupações. Existem aqueles que, consumindo bebidas alcoólicas em excesso, podem sofrer seqüelas físicas graves, a partir do envolvimento em questões pessoais. É preciso mais moderação enquanto se divertem. Além disso, no caso da supracitada bebida, devem evitar o volante de veículos de duas e quatro rodas. Há sempre nas rodas de brincantes abstêmios com a carteira nacional de habilitação atualizada, estando, portanto, em condições de transportar para casa quem passou dos limites no copo.

Nesse contexto, quem se direcionar para outros municípios fora de Fortaleza ou de outros estados deve assegurar serenidade na condução do carro. Um comportamento que necessita ser mantido no retorno. Acredita-se que agentes das polícias rodoviárias e urbanas estejam treinados para solucionar problemas que possam ocorrer nas BRs, CEs, praias e cidades. Portanto, é preciso tranqüilidade entre as duas partes.

Com o passar dos anos, mesmo tendo condições financeiras para viajar, existem habitantes que preferem permanecer em Fortaleza. Há muitas alternativas na cidade, tanto mominas quanto de outros tipos. Aqueles que preferem assistir aos desfiles de cordões, blocos, escolas de samba e maracatus na avenida Domingos Olímpio poderão constatar uma tentativa dos responsáveis por essas agremiações de revitalizar o Carnaval de rua local. Mesmo que, de maneira nenhuma, possam concorrer com o apresentado no Rio de Janeiro e São Paulo.

Curiosamente, apesar de os teóricos em folia repudiarem a presença de maracatus no cortejo de rua, alegando ser ritmo de tendência fúnebre, é impossível retirá-los do desfile. Tornaram-se marca registrada na capital cearense.

E para aquelas ocasiões com desconhecido(a)s, que se apele à camisinha


Nosso comentário: amigos leitores do blog,desejamos a todos um Carnaval tranquilo, e que se brinque com moderação. O texto acima, o editorial de hoje do jornal O Povo, reflete preocupações que, como cidadãos, devemos sempre ter. Boa reflexão, boa leitura e bom Carnaval.

Nenhum comentário: